Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Forças Armadas podem acolher até 3.700 elementos envolvidos na JMJ 2023

30 mai, 2023 - 21:31 • Liliana Monteiro , com redação

A informação foi avançada esta terça-feira à Renascença pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.

A+ / A-

As Forças Armadas têm disponibilidade para acolher 3.700 elementos, incluindo agentes das forças de segurança, destacados para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), que decorre em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto.

A informação foi avançada esta terça-feira à Renascença pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.

Um total de 3.700 elementos envolvidos na JMJ 2023 terão alojamento, alimentação e transporte garantidos pelos três ramos das Forças Armadas.

Questionado ainda sobre o número de militares que vão estar envolvidos na JMJ, o Estado-Maior não deu para já qualquer resposta, sublinhado que o plano está ainda em construção

As Forças Armadas vão apoiar, também, a Jornada Mundial da Juventude através da disponibilização, entre 23 de julho e 9 de agosto, de infraestruturas, espaços, equipamentos, fornecimento de alimentação e outros eventuais apoios solicitados, nos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.

Mais de 10 mil agentes da PSP vão estar envolvidos na operação de segurança da Jornada Mundial da Juventude, que vai contar com a visita do Papa Francisco.

O número foi avançado na segunda-feira pelo diretor da Polícia de Segurança Pública, Magina da Silva, à margem de uma reunião com a organização do evento, na fundação da Jornada Mundial da Juventude.

“Ninguém na PSP vai gozar férias nesses períodos. Diria que, grosso modo, 2.800 polícias reforçarão o Comando de Lisboa, para além da capacidade operacional. Lisboa tem sete mil polícias”, declarou Magina da Silva. Serão também destacados elementos da unidade especial.

Sobre a mobilidade e a estadia dos agentes que vão estar em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude, vindos de outros pontos do país, Magina da Silva referiu que será assegurada pelos responsáveis pela PSP e Ministério da Administração Interna.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+