Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

​Vaticano retira selo polémico comemorativo da JMJ

17 mai, 2023 - 17:32 • Aura Miguel

Inspirado no Padrão dos Descobrimentos, o selo levantou polémica por se assemelhar às imagens de propaganda do Estado Novo.

A+ / A-

O selo comemorativo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), emitido pelo Vaticano foi esta quarta-feira retirado de circulação.

Inspirado no Padrão dos Descobrimentos, com o Papa Francisco no lugar do Infante D. Henrique, como “na proa de um barco, a conduzir os jovens para o futuro”, o selo levantou polémica nalguns setores da Igreja portuguesa, por se assemelhar às imagens de propaganda do Estado Novo.

Desenhado por Stefano Morri, o selo comemorativo da JMJ 2023 foi ontem emitido e deveria estar também hoje disponível nos correios do Vaticano, junto à Praça de São Pedro, mas os serviços filatélicos optaram hoje por suspender a sua venda.

A notícia foi divulgada pelo jornal digital Sete Margens que tentou adquirir um destes selos e tomou, assim, conhecimento da decisão.

A Renascença pediu uma reação oficial junto da Santa Sé, que apenas confirmou a decisão de retirar o selo, sem mais explicações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Maria Marques C
    18 mai, 2023 AROUCA 17:24
    Lamento que o selo tenha sido retirado devido à pressão mediática das redes sociais. O selo tinha imenso significado, mas a sua má interpretação ideológica levada a cabo pela esquerda, levou a que o Vaticano o retirasse. Mau sinal da sua submissão ao politicamente correcto.
  • Antonio Cunha
    17 mai, 2023 Braga 16:47
    Vêm problemas em tudo

Destaques V+