Tempo
|
A+ / A-

Fátima. Símbolos da JMJ presentes na peregrinação internacional

12 mai, 2023 - 20:45 • Teresa Paula Costa

Cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora entregues ao santuário às 21h00 desta sexta-feira. Reitor acredita que JMJ e regresso do Papa a Fátima ajudarão a projetar Fátima junto dos jovens.

A+ / A-

Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ vão integrar o programa da Peregrinação Internacional Aniversária a Fátima, revelou nesta sexta-feira o bispo da diocese.

Na conferência de imprensa que antecedeu o início das celebrações oficiais, D. José Ornelas disse que o caminho de preparação que se está a fazer a nível mundial para a JMJ e a presença da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora representam “a urgência de atender a um mundo que está em transformação rápida e radical”.

Lembrando que, também no tempo das aparições, havia uma pandemia e uma guerra, o bispo de Leiria considerou que a humanidade precisa de um testemunho de fé e de uma visão nova da humanidade para não cairmos”.

A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani são entregues ao santuário às 21h00 desta sexta-feira, estando presentes no recinto durante os principais momentos da peregrinação e, na madrugada de sábado, a partir das 2h30, serão levados na Via-Sacra até aos Valinhos.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão na diocese de Leiria-Fátima desde 30 de abril, e durante o mês de maio percorrem toda a diocese de Leiria, passando por cada uma das vigararias, e terminando a sua peregrinação em Porto de Mós, onde serão entregues à diocese de Santarém.

JMJ e regresso do Papa projetará Fátima nos jovens

Para o reitor do santuário de Fátima, a realização da Jornada Mundial da Juventude e o regresso do Papa à Cova da Iria ajudará a “projetar Fátima junto dos mais jovens”.

O padre Carlos Cabecinhas anunciou a criação do “Itinerário para o peregrino jovem” e de caminhos pedonais em que os jovens poderão fazer a experiência da peregrinação a pé”.

A partir deste sábado, todas as informações relativas à JMJ constarão de uma página na internet à qual se poderá aceder a partir do site do santuário de Fátima.

Peregrinos a pé regressaram a Fátima

Esta peregrinação de maio marca o regresso em pleno dos peregrinos a pé a Fátima.

“Há um ano vivemos esta peregrinação já sem restrições significativas por causa da pandemia, mas o regresso dos peregrinos a pé não foi assim tão significativo como se esperava”.

Este ano, a realidade é diferente, afirmou o sacerdote. “Nos últimos dias, o santuário de Fátima tem tido a alegria de acolher numerosos grupos”, o que leva o reitor a considerar que “este ano podemos regressar a números de antes da pandemia”.

A peregrinação internacional de maio é presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+