Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Audiência geral inédita. Papa convida a rezar o terço pela paz

10 mai, 2023 - 09:48 • Aura Miguel

Francisco esteve sempre acompanhado pelo Papa Tawadros II, líder máximo da Igreja copta-ortodoxa de Alexandria. Em vez da habitual catequese, desta vez, Tawadros II e Francisco, sentados lado a lado, fizerem breves discursos a manifestar o seu desejo de reforçar o caminho ecuménico com vista à unidade.

A+ / A-

“Caros irmãos e irmãs, no próximo sábado celebraremos a Memória de Nossa Senhora de Fátima. Acolhamos o seu convite e rezemos, neste mês, o terço pela paz no mundo”, disse esta manhã o Papa nas saudações aos peregrinos na Praça de São Pedro.

Numa audiência geral inédita, o Papa esteve sempre acompanhado pelo Papa Tawadros II, líder máximo da Igreja copta-ortodoxa de Alexandria. Em vez da habitual catequese, desta vez, Tawadros II e Francisco, sentados lado a lado, fizerem breves discursos a manifestar o seu desejo de reforçar o caminho ecuménico com vista à unidade.

“Sua Santidade Tawadros II aceitou o meu convite para vir a Roma celebrar comigo o cinquentenário do memorável encontro entre o Papa São Paulo VI e o Papa Shenouda III, em 1973”, explicou o Papa Francisco. “Foi o primeiro Encontro entre um Bispo de Roma e um Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa, que culminou na assinatura duma Declaração Conjunta, exatamente no dia 10 de maio”.

O Papa agradeceu a Tawadros II o empenho na amizade entre a Igreja Copta Ortodoxa e a Igreja Católica e pediu a intercessão dos santos da Igreja copta, sobretudo dos mártires que morreram nas praias da Líbia, “para que nos ajudem a crescer na comunhão, numa única e santa ligação de fé, de esperança e de amor cristão”.

No final, Francisco pediu também orações “pela devastada Ucrânia” e agradeceu a um grupo de médicos voluntários que ajudam mulheres e crianças vítimas pela guerra.

A bênção final desta inédita audiência geral foi dada por ambos, um de cada vez, nas respetivas línguas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+