Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa vai permitir que mulheres votem no Sínodo dos Bispos

26 abr, 2023 - 13:01 • Joana Azevedo Viana

No início de 2021, Francisco já tinha aberto a porta às alterações hoje anunciadas, quando escolheu uma freira francesa para subsecretária do encontro de bispos desse ano.

A+ / A-

O Papa Francisco vai dar a mulheres direito de voto no Sínodo dos Bispos, um passo sem precedentes que reflete a sua esperança de envolver mulheres e leigos no processo de tomada de decisões sobre a Igreja Católica.

A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Associated Press, que adianta que as alterações hoje anunciadas serão aplicadas já no próximo Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em duas partes, a primeira de 4 a 29 de outubro deste ano, e a segunda em outubro de 2024.

Entre as modificações citadas pela AP conta-se a atribuição do direito ao voto a cinco irmãs religiosas, que vão juntar-se a cinco padres como representantes das ordens religiosas no encontro.

Para além disso, Francisco decidiu nomear 70 não-bispos para o Sínodo, pedindo que metade sejam mulheres. Todos terão também direito de voto.

No final de cada Sínodo dos Bispos, em que a hierarquia eclesiástica se reúne em Roma para debater assuntos relevantes para a vida da Igreja, os bispos votam propostas específicas e apresentam-nas ao Papa, que depois produz um documento final tendo em consideração as suas posições.

Em 2021, Francisco já tinha dado um primeiro passo no sentido de integrar mais mulheres na Igreja, nomeando a freira francesa Nathalie Becquart para o cargo de subsecretária do Sínodo dos Bispos, igualmente com direito de voto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+