A+ / A-

Grupo VITA promove ações de sensibilização e formação dirigidas a diversas entidades

10 jul, 2023 - 12:56 • Olímpia Mairos

Grupo criado pela Conferência Episcopal Portuguesa já reuniu com diversas entidades, de forma “a mapear as necessidades identificadas e a desenhar um plano de formação concertado”.

A+ / A-

O Grupo VITA anunciou esta segunda-feira que iniciou um programa de ações de sensibilização e formação sobre abusos sexuais com várias entidades ligadas à Igreja, iniciativa que se estenderá a instituições da sociedade civil.

Em comunicado enviado à Renascença, assinado pela coordenadora Rute Agulhas, o grupo criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, assinala que “o desenvolvimento de ações de sensibilização e formação é um dos eixos de intervenção” e dá conta que as ações tiveram início em junho e vão continuar a partir de setembro.

De acordo com a informação disponibilizada, o Grupo VITA já reuniu com diversas entidades, de forma “a mapear as necessidades identificadas e a desenhar um plano de formação concertado”.

“As Comissões Diocesanas e os Institutos Religiosos (através da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal), em concreto, preencheram já um questionário que permite, agora, delinear com maior precisão as ações a desenvolver. O mesmo procedimento está atualmente a decorrer com os catequistas e os professores de Educação Moral e Religiosa Católica, através da SNEC (Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã). Este plano formativo será iniciado em setembro, em estreita articulação com todas as entidades envolvidas”, lê-se no documento.

Para outubro (dias 2 e 18) e novembro (dias 3 e 13) estão já agendadas quatro ações de sensibilização com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), com cada ação a ter duração de quatro horas e a decorrer em Fátima e em modelo híbrido. A Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social contou já com uma ação no passado dia 29 de junho e tem outra marcada para 28 de setembro.

Mais ações de sensibilização estão a ser pensadas com a Cáritas Portuguesa, a Ordem dos Fisioterapeutas, a Ordem dos Advogados e a Direção Geral da Educação.

O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+