A+ / A-

Bispos participam na jornada nacional de oração pelas vítimas "de abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja"

12 abr, 2023 - 05:45 • Ecclesia

Eucaristia vai ser celebrada no fim da assembleia plenária, que decorre em Fátima entre os dias 17 e 20 de abril.

A+ / A-

Os bispos portugueses vão celebrar uma Eucaristia, em Fátima, na jornada nacional de oração pelas vítimas de “abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja”, que decorre no dia 20 de abril.

Em comunicado enviado à agência ECCLESIA pela assessoria de comunicação, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse que a Eucaristia vai decorrer na Basílica da Santíssima Trindade, às 11h00.

A Eucaristia pelas vítimas de “abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja” é uma das iniciativas da jornada nacional promovida pela CEP, anunciada no último Conselho Permanente.

O comunicado da CEP informa também sobre a próxima assembleia plenária do episcopado, que vai decorrer entre os dias 17 e 20 de abril e convida os órgãos de comunicação social para a sessão de abertura, no primeiro dia, às 16h00, na Casa Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima.

No dia 20, quinta-feira, no encerramento da Assembleia Plenária da CEP, realiza-se uma conferência de imprensa, às 15h00, no Centro Pastoral Paulo VI.

A Conferência Episcopal Portuguesa é “o conjunto dos bispos das dioceses de Portugal que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços”.

Na página da Conferência Episcopal Portuguesa indica-se que a CEP é das “conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30″; em 1967 teve os primeiros Estatutos aprovados, entretanto revistos em 1975, em 1984, tendo sido introduzidas algumas alterações em 1993, em 1998, em 1999 (aditamentos) e em 2005.

PR

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+