Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ Lisboa 2023

Coimbra. Ícone Mariano faz visita pascal aérea

09 abr, 2023 - 18:15 • Isabel Pacheco

O ícone de Nossa Senhora, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, sobrevoou a cidade de Coimbra numa visita pascal inédita.

A+ / A-

Durante uma hora, uma avioneta transportou, este domingo, o ícone mariano, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, pelos céus de Coimbra numa visita pascal aérea.

Quem não quis perder o momento da descolagem no aeródromo municipal foi Andreia Ribeiro. “Ainda não tive oportunidade de ver os símbolos. Achei que hoje seria bonito”, contou a jovem que garantiu que trocaria qualquer concerto para ir às JMJ.

“Ver os Coldplay não é assim tão importante como a jornada que traz cá milhares e milhares de jovens católicos”, sublinhou.

Já Vanessa e Francisca foram apanhadas de surpresa pela vista pascal aérea. “Estou mesmo surpreendida”, admitiu Vanessa. “As pessoas estão habituadas à visita mais tradicional de casa em casa”, acrescentou Francisca. “Fazer assim é diferente. É mais simbólico, mas a ideia está lá”, rematou.

E a ideia da visita pascal aérea , explicou o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, foi mesmo marcar a diferença com um gesto simbólico de “entusiasmo” e “esperança”.

“É uma novidade, mas precisamos de algumas coisas que saiam do que é habitual porque têm um impacto diferente e dá-nos uma alegria maior”, explicou o prelado de Coimbra. “Todos nós vivemos destes símbolos que nos ajudam a transformar o nosso coração e a nossa vida”, rematou.

Uma iniciativa inédita que, para o Pe. Filipe Dinis, coordenador da peregrinação dos símbolos da JMJ, revela a “criatividade” que tem envolvido a passagem do Ícone Mariano e da Cruz Peregrina pelas dioceses do país.

“É de facto muito bonito apontar toda a criatividade que tem acontecido com esta peregrinação. Esta iniciativa é uma delas”, referiu o responsável que sublinhou o envolvimento das comunidades cristãs na passagem dos símbolos da JMJ Lisboa 2023 pelas dioceses do país.

O ícone Mariano e a cruz peregrina, símbolos da JMJ Lisboa 2023 percorrem a diocese de Coimbra até 30 de abril. Seguem depois para a diocese Leiria-Fatima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+