Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Angelus de domingo. "Quando tudo é escuro e só vês tristeza, Jesus responde sempre"

26 mar, 2023 - 12:11 • Aura Miguel

Ao refletir sobre o episódio da ressurreição de Lázaro do Evangelho deste domingo, o Papa afirmou que “Jesus dá a vida mesmo quando parece não haver mais esperança”.

A+ / A-

O Papa deixou, na manhã deste domingo, um apelo a não desanimar perante os problemas, erros ou sentimentos negativos. Mesmo quando “a vida parece um sepulcro fechado e tudo é escuro à nossa volta e só se vê tristeza e desespero", Francisco lembra aos fiéis que Jesus responde sempre.

Ao refletir sobre o episódio da ressurreição de Lázaro do Evangelho deste domingo, o Papa afirmou que “Jesus dá a vida mesmo quando parece não haver mais esperança”.

Face a uma perda dolorosa, uma doença, uma amarga decepção, uma traição sofrida ou um grave erro cometido, a tentação é considerar que "não há mais nada a fazer”, porque “a vida parece um sepulcro fechado: tudo é escuro, ao redor só se vê tristeza e desespero”.

Francisco recorda que o Evangelho diz que não é assim, “que nestes momentos não estamos sozinhos, pelo contrário, que é precisamente nestes momentos que Ele se aproxima mais do que nunca para nos restituir a vida”. Ou seja, “Jesus convida-nos a não deixar de acreditar e esperar, a não nos deixarmos esmagar por sentimentos negativos. Ele aproxima-se dos nossos sepulcros e também nos diz: tira a pedra".

"Tira a pedra do teu sepulcro"

Com base nas palavras de Jesus, o Papa deixa um convite a todos fiéis “Tira a pedra: a dor, os erros, também os fracassos, não os escondas dentro de ti, num quarto escuro, solitário e fechado. Tira a pedra: tira tudo o que está dentro, joga-o em mim com confiança, sem medo, porque estou contigo, amo-te e quero que vivas novamente. E, como a Lázaro, Jesus repete a cada um de nós: Vem para fora! Levanta-te, retoma o caminho, recupera a confiança! Eu te levarei pela mão, como quando eras uma criança a aprender a dar os primeiros passos."

Neste tempo de Quaresma, Francisco convida todos tiras as ligaduras e amarras que afastam de Deus e pede: “Por favor, não cedas ao pessimismo que deprime, ao medo que isola, ao desânimo causado pela memória das más experiências, não cedas ao medo que paralisa. Jesus diz-te: Eu quero-te livre e vivo, não te abandonarei e estou contigo! Não te deixes aprisionar pela dor, não deixes morrer a esperança: volta à vida!”

Aos que deixarem entrar Jesus nas suas vidas, “como pequenos espelhos do amor de Deus”, o Papa pede para “iluminarem os ambientes em que vivemos com palavras e gestos de vida” e, assim, “dar testemunho da esperança e da alegria de Jesus”. Sem esquecer a ajuda de Maria, Mãe da Esperança, para que “renove em nós a alegria de não nos sentirmos sozinhos e o chamamento a levar luz à escuridão que nos circunda”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+