Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Angola. Morreu D. Francisco da Mata Mourisca, bispo emérito do Uíge

17 mar, 2023 - 08:35 • Olímpia Mairos

O prelado exerceu vários cargos de responsabilidade em Portugal antes de ser nomeado bispo em 1967.

A+ / A-

Morreu, esta quinta-feira, aos 94 anos, o bispo emérito da diocese angolana do Uíge, D. Francisco da Mata Mourisca.

“É com profunda dor e consternação que recebemos há instantes a comunicação do Hospital D. Alexandre, em Luanda, na pessoa do seu diretor Masseca, que dá conta da partida de D. Francisco da Mata Mourisca para a casa do pai celeste, pelas 18h45, vítima de doença”, informou em nota o bispo da Diocese do Uige, D. Joaquim Nhanganga Tyimbe.

No documento dirigido “aos sacerdotes, religiosos e religiosas e fiéis da Diocese do Uíge, CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé) e a todas as pessoas de boa vontade”, o atual bispo assinalou que D. Francisco da Mata Mourisca “permanecerá para sempre um evangelho vivo”.

De nome próprio José Moreira dos Santos, D. Francisco da Mata Mourisca nasceu a 12 de outubro de 1928, na então freguesia de Mata Mourisca, na Diocese de Coimbra, Portugal.

Pertenceu à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi ordenado sacerdote no Porto, a 20 de janeiro de 1952. Formado em Teologia Dogmática pela Universidade de Salamanca, Espanha, em 1957, D. Francisco da Mata Mourisca exerceu em Portugal vários cargos de responsabilidade, entre os quais o de ministro provincial dos capuchinhos.

Em 14 de março de 1967, foi nomeado bispo da então Diocese de Carmona e S. Salvador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+