Tempo
|
A+ / A-

Nicarágua suspende relações diplomáticas com a Santa Sé

13 mar, 2023 - 11:04 • Olímpia Mairos

Recentemente, em entrevista ao site argentino Infobae, o Papa Francisco definiu a ditadura de Ortega como uma “ditadura grosseira” e defendeu o bispo D. Rolando Álvarez, condenado a 26 anos de prisão.

A+ / A-

A Nicarágua suspendeu as relações diplomáticas com o Vaticano, anunciou este domingo o Ministério das Relações Exteriores da nação da América Central.

Algumas horas antes, alguns jornais nicaraguenses independentes, tinham avançado que o regime de Ortega tinha rompido relações diplomáticas com a Santa Sé e que a decisão já tinha sido “comunicada verbalmente ao Vaticano”.

"Diante das informações divulgadas por fontes aparentemente ligadas à Igreja Católica, o Governo (...) afirma que as relações entre o Estado do Vaticano e a Nicarágua foram suspensas", disse o ministério.

De acordo com a agência SIR, as relações entre o Vaticano e o Governo da Nicarágua não são as melhores desde março de 2022, lembrando a expulsão do país do núncio apostólico, D. Waldemar Stanislaw Sommertag.

As tensões entre o Governo do presidente Daniel Ortega e a Igreja Católica intensificaram-se ainda mais no mês passado, após um tribunal de Manágua ter condenado o bispo Rolando Alvarez a mais de 26 anos de prisão por tentativas de minar a integridade nacional.

Nos últimos dias, em entrevista ao site argentino Infobae, o Papa Francisco definiu a ditadura de Ortega como uma “ditadura grosseira” e defendeu o bispo D. Rolando Álvarez.

“Temos um bispo. Um homem muito sério, muito capaz. Quis dar o seu testemunho e não aceitou o exílio”, disse o Papa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+