Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa alerta para má gestão da questão dos abusos

14 mar, 2023 - 23:17 • Aura Miguel

“Alguém que diminua o impacto desta história ou minimize o perigo atual, desonra aqueles que tanto sofreram e engana aqueles a quem dizem servir”, defende Francisco.

A+ / A-

O Papa Francisco usou palavras fortes contra os que ainda minimizam ou diminuem o impacto dos abusos praticados pelo clero.

“Alguém que diminua o impacto desta história ou minimize o perigo atual, desonra aqueles que tanto sofreram e engana aqueles a quem dizem servir”, escreveu o Sumo Pontífice, numa mensagem aos participantes no Congresso latino-americano sobre a prevenção dos abusos.

“O vosso trabalho a favor da proteção dos mais vulneráveis, é urgente e essencial”. O Santo Padre valorizou as três palavras-chave: “Atender, Informar e Comunicar”, que dão título a este congresso, que decorre no Paraguai. Para o Papa, estas palavras ajudam “a uma gestão eficaz dos casos de abuso sexual”.

Francisco considera que, “tal como uma violação, ou uma traição, o abuso sexual por parte do clero e o seu encobrimento por parte dos bispos e superiores religiosos, deixou uma ferida indelével no corpo de Cristo, a Igreja, devido ao dano causado a tantas pessoas”.

E acrescenta: “Alguém que diminua o impacto desta história ou minimize o perigo atual, desonra aqueles que tanto sofreram e engana aqueles a quem dizem servir.”

O Papa recorda ainda que “o abuso sexual por parte de qualquer pessoa na Igreja, sempre que tenha ocorrido, é um perigo claro e presente para o bem-estar do povo de Deus e a sua má gestão continuará a degradar o Evangelho do Senhor aos olhos de todos”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    15 mar, 2023 ILHAVO 15:51
    Os bispos portugueses conhecem e leram esta notícia? Não parece.

Destaques V+