Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa Francisco alerta para os perigos da ideologia de género

11 mar, 2023 - 11:25 • Aura Miguel

"A questão de género vai anulando as diferenças e fazendo um mundo igual, todo cego, tudo igual. E isso vai contra a vocação humana".

A+ / A-

Numa entrevista ao jornal argentino “La Nacion” no âmbito dos seus 10 anos de pontificado, o Papa Francisco considerou “perigosíssima” a antropologia de género "porque anula as diferenças e isso anula a humanidade”.

Francisco sublinha que é preciso distinguir uma pastoral dedicada a pessoas que têm orientações sexuais diferentes do que é a ideologia do género porque “são duas coisas distintas”.

Para o Santo Padre, neste momento, “a ideologia de género é a mais perigosa das colonizações ideológicas porque vai mais além da questão sexual”. E acrescenta: “Por que é perigosa? Porque dilui as diferenças, e porque a riqueza dos homens e mulheres e de toda a humanidade é a tensão das diferenças. É crescer através da tensão das diferenças. Ora, a questão de género vai anulando as diferenças e fazendo um mundo igual, todo cego, tudo igual. E isso vai contra a vocação humana".

Sobre estes dez anos de pontificado, Francisco defende a importância da linha pastoral do perdão e da compreensão das pessoas, que implica conhecer as coisas e realidades para alcançar todos e todas, ou seja, para “abrir portas e percorrer caminhos”. Sobre o futuro, o Papa refere que o seu horizonte é estar “sempre aberto”, na esteira dos documentos conciliares e dos documentos episcopais.

Interrogado sobre o escândalo que surgiu esta semana na Polónia, de um documentário e um livro onde se acusa João Paulo II de ter encoberto um padre pedófilo, nos anos 70, enquanto arcebispo de Cracóvia, o Papa Francisco disse não ter conhecimento do assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+