Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude atraem centenas de jovens em Braga

05 mar, 2023 - 08:24 • Ana Fernandes Silva

Ao longo da semana, a cruz peregrina e o ícone que retrata a Virgem Maria percorreram as universidades da cidade, antes de rumarem à Diocese de Aveiro.

A+ / A-

As universidades de Braga receberam, durante a semana, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A cruz peregrina e o ícone que retrata a Virgem Maria percorreram várias instituições de ensino superior, em Braga. Um momento, que no entender do pró-reitor da Universidade Católica de Braga, João Duque, faz sentido, já que os jovens têm um papel fundamental no futuro da Igreja.

“Esta ocasião de os jovens se juntarem e sentirem que não estão sozinhos, e que em Igreja também podem percorrer outros caminhos é de grande esperança para a Igreja”, sublinha o responsável.

Uma Igreja que graças aos jovens se “está a transformar, a abrir e que quer caminhar”, refere o diretor do Centro Pastoral Universitário da Arquidiocese de Braga. Eduardo Duque admite a importância da passagem dos símbolos e fala do impacto que têm tido junto dos jovens.

“Nós estamos a ver que, por onde os símbolos têm passado, têm mexido muito no coração dos jovens”, admite.

Ainda durante a cerimónia que marcou o ponto de partida dos símbolos, em jeito de reflexão em relação à situação atual da Igreja, o padre jesuíta Nélson Faria sublinha que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) só existe porque os jovens querem que a Igreja seja diferente.

“A JMJ não nasce dos gabinetes, nasce do desejo dos jovens de mudar a Igreja. E não só a Igreja, mas o mundo. De entrar, de colaborar. E os papas a partir daí reconheceram este enorme espírito e apostaram com esperança nele. É assim que a Igreja vê a juventude, ainda que poucas vezes dê sinal disso”, atira.

Os símbolos da JMJ estão este domingo na diocese de Aveiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+