Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ Lisboa 2023

Símbolos da JMJ vão chegar de barco ao Parque Tejo

03 jul, 2023 - 13:46 • Lusa

Organização tem já 30 embarcações inscritas para a procissão que transportará os símbolos até ao local da vigília e da missa final da JMJ, em Lisboa.

A+ / A-

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão chegar de barco ao local das cerimónias finais do encontro mundial com o Papa, no Parque Tejo, em Lisboa, no dia 5 de agosto, no âmbito do Festival Marítimo.

A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que neste mês de julho estão a percorrer as paróquias do Patriarcado de Lisboa, vão ser transportados na tarde do sábado da JMJ num barco varino e descarregado por jovens avieiros devidamente trajados, explicou Rui Mira, responsável pelo Stella Maris-Moita do Ribatejo (Apostolado do Mar), na diocese de Setúbal, entidade organizadora do Festival Marítimo, citado pela agência Ecclesia.

O Festival Marítimo da JMJ 2023 pretende, entre 02 e 05 de agosto, apresentar “vivências, tradições e culturas”, como “os avieiros com o seu folclore, as charangas que animam qualquer festa, uma recriação histórica e uma amostra da construção naval”.

A base será a Doca da Marinha e o Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, com a iniciativa a proporcionar aos peregrinos a possibilidade de passearem no Tejo a bordo de embarcações tradicionais, bem como conhecerem a sua cultura e a sua história.

Rui Mira adiantou à Ecclesia que a organização tem já 30 embarcações típicas inscritas para a procissão/ desfile que transportará os símbolos até ao local da vigília e da missa final da JMJ.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

O primeiro encontro aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado, nos moldes atuais, por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+