Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ Lisboa 2023

De Pemba para a JMJ. Arcebispo de Braga recebe jovens moçambicanos

24 jul, 2023 - 15:16 • Henrique Cunha

Dois jovens de Pemba que vão participar na Jornada Mundial da Juventude serão recebidos na terça-feira por D. José Cordeiro no paço episcopal.

A+ / A-

D. José Cordeiro lançou a ideia da presença de jovens na JMJ no final da sua deslocação a Cabo Delgado em dezembro passado. Mais de sete meses depois, a arquidiocese de Braga, responsável pela paróquia de Santa Cecília de Ocua, na Diocese de Pemba, acolhe dois deles.

Em declarações à Renascença, o arcebispo de Braga recorda o desafio e fala "da grande alegria" em poder estar com Esménia e David.

"No final da visita lançamos o desafio de poder ter dois jovens daquela comunidade e mais tarde recebemos a alegria de que a Isménia e o David foram escolhidos para isso."

Nesse sentido, a arquidiocese organizou-se para tentar "fazer tudo o que estava ao nosso alcance para que tal se tornasse realidade".

"Felizmente eles vêm a caminho e amanhã irei recebê-los na Casa Episcopal. É para nós um motivo de grande alegria e de grande esperança", revela D. José Cordeiro.

Para o arcebispo de Braga, "é impressionante a boa relação e a cooperação reciproca entre a comunidade muçulmana e a comunidade católica" que se vive em Pemba, Moçambique.

D. José Cordeiro sublinha o facto de Isménia ser filha do chefe da comunidade muçulmana de Ocua. "Os muçulmanos estão em maioria, mas há uma excelente relação e, de facto, (a Isménia) é a filha do chefe da aldeia que é muçulmano. E o pai quis que os filhos se tornassem católicos e ela agora é universitária e com uma total liberdade e responsabilidade."

Os dois jovens chegam esta segunda-feira a Portugal e amanhã serão recebidos pelo arcebispo de Braga no Paço Episcopal.

O prelado está a acompanhar a viagem de Isménia e de David e adianta que os dois "já mandaram uma fotografia de Maputo", em que "manifestam uma profunda alegria".

"Também estamos muito desejosos de os acolher e de juntos também contribuirmos para a renovação espiritual daquela Comunidade. E amanhã será um momento grande desse reencontro", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+