Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo da Nicarágua proíbe Via Sacra ao ar livre

24 fev, 2023 - 10:51 • Olímpia Mairos

Bispos dos EUA pedem a Biden que trabalhe pela libertação do bispo Álvarez.

A+ / A-

O regime do Presidente da Nicarágua Daniel Ortega determinou uma nova restrição à Igreja Católica, proibindo a tradicional procissão da Via Sacra em todas as paróquias da Nicarágua.

De acordo com a agência SIR, durante a Quaresma, e também na Sexta-feira Santa, a devoção popular só poderá ser realizada dentro das igrejas.

Entretanto, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos acaba de pedir a intervenção do Presidente dos Estados Unidos no sentido da libertação do bispo de Matagalpa D. Rolando Álvarez, condenado a 26 anos de prisão.

Numa nota assinada pelo presidente, Timothy Broglio, os bispos unem-se ao Santo Padre na sua “exortação aos líderes da Nicarágua, para que 'através de um diálogo aberto e sincero, possamos encontrar as bases para uma convivência respeitosa e pacífica'”.

“Peço também ao Governo dos Estados Unidos e outros parceiros que continuem na procura da libertação do bispo Álvarez e na restauração dos direitos humanos na Nicarágua”, lê-se no documento.

Os bispos americanos assinalam ainda que “nesta hora sombria, corajosa esperança, caridade e solidariedade testemunham a persistente vitalidade da fé do povo da Nicarágua e dos católicos de todo o mundo que apoiam os fiéis nicaraguenses”.

Também algumas organizações da oposição da Nicarágua expressaram a sua gratidão pela solidariedade de parte da comunidade internacional para com os 317 nicaraguenses a quem foi retirada a nacionalidade.

Em comunicado, expressam “gratidão pelo gesto político e solidário de amigos como Espanha, Argentina, Estados Unidos, Chile e México por terem oferecido cidadania a mais de 317 pessoas exiladas e privadas de sua nacionalidade pela ditadura de Ortega-Murillo”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+