Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa pede para valorizar leigos nas paróquias e dioceses

18 fev, 2023 - 15:51 • Lusa

Francisco encerrou o congresso promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com os responsáveis pelos leigos nas Conferências Episcopais.

A+ / A-

O Papa Francisco afirmou que os leigos, e especialmente as mulheres, "devem ser mais valorizados nas suas competências e dons humanos e espirituais na vida das paróquias e das dioceses".

Francisco encerrou o congresso promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com os responsáveis pelos leigos nas Conferências Episcopais.

O Papa destacou que os leigos "devem ser sempre consultados na preparação de novas iniciativas pastorais em todos os níveis, local, nacional e universal".

"Devem ter voz nos conselhos pastorais das igrejas. Devem estar presentes nos escritórios das dioceses. Podem ajudar no acompanhamento espiritual de outros leigos e também contribuir para a formação de seminaristas e religiosos", indicou.

Para Francisco, os leigos, juntamente com os pastores, "devem dar testemunho cristão nos ambientes seculares: no mundo do trabalho, da cultura, da política, da arte e da comunicação social". Contudo, alertou, os leigos clericalizados "são uma praga na Igreja".

"A formação dos leigos deve ser orientada para a missão" e não ser limitada à teoria, porque se torna ideologia e "a ideologia na Igreja é uma praga", destacou.

De acordo com Francisco, "os leigos podem levar o anúncio do Evangelho na sua linguagem 'quotidiana', empenhando-se em várias formas de pregar; podem colaborar com os sacerdotes na formação das crianças e dos jovens, ajudar os casais na preparação para o matrimónio e acompanhá-los nas suas vidas conjugais e familiares".

Durante a audiência com os presidentes e chefes das comissões para os leigos das Conferências Episcopais que participaram nestes dias do congresso, o Papa sublinhou que "a necessidade de valorizar os leigos não depende de alguma novidade teológica", mas é baseada "numa visão correta da Igreja", a da "Igreja como povo de Deus, da qual os leigos são parte plena, conjuntamente com os ministros ordenados".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+