Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igrejas europeias solidárias com as vítimas do sismo

08 fev, 2023 - 08:10 • Olímpia Mairos

Participantes na Assembleia Continental europeia do Sínodo expressam “gratidão” a todos os que estão envolvidos nas operações de socorro, em condições desafiadoras, agravadas pelas temperaturas do inverno e asseguram o empenho da Igreja na ajuda às populações.

A+ / A-

Os participantes na Assembleia Continental europeia do Sínodo, que decorre em Praga, na República Checa, expressam a sua proximidade aos povos do sul da Turquia e do norte da Síria, “duramente atingidos” pelo terramoto de 6 de fevereiro.

“As Igrejas na Europa estão próximas das populações atingidas pelo terramoto, renovando as nossas orações e ajudando de todas as formas possíveis para enfrentar a emergência”, referem em comunicado enviado à Renascença.

Referindo-se ao número de mortos que continua a aumentar, à destruição e ao sofrimento da população”, os delegados das 39 conferências episcopais europeias dizem-se profundamente afetados pela tragédia.

“É uma ferida profunda, que na Síria se soma à guerra que assola o território há 12 anos”, lê-se no documento.

Mostrando-se “próximos da comunidade do Vicariato de Iskenderun, que viu a sua catedral destruída, felizmente sem pagar o preço em vidas humanas”, dirigem também o seu pensamento para o “Vicariato da Anatólia, que vive uma situação problemática”.

“Por fim, Alepo, cidade que foi martirizada na guerra da Síria e agora vive outro martírio”, acrescentam.

Os participantes na Assembleia Continental europeia do Sínodo expressam ainda “gratidão” a todos os que estão envolvidos nas operações de socorro, em condições desafiadoras, agravadas pelas temperaturas do inverno e asseguram o empenho da Igreja na ajuda às populações.

“A nossa Cáritas está empenhada em enfrentar a emergência, tratar dos feridos, consolar os que perderam familiares e encontrar abrigo para os que já não o têm”, asseguram, realçando que “as Igrejas locais estão a oferecer todo o tipo de ajuda e acolhimento”.

De acordo com os balanços mais recentes, pelo menos 9.427 pessoas morreram na sequência dos violentos sismos sentidos na segunda-feira na Turquia e na Síria. Na Turquia, o último balanço apontava para 6.957 mortes, enquanto na Síria o número era de 2.470 mortos.

A Organização Mundial da Saúde já alertou que o número de mortes provocados pelos sismos na Turquia e na Síria poderá ultrapassar os 20 mil, estimando que cerca de 23 milhões de pessoas tenham sido afetadas nos dois países.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+