Tempo
|
A+ / A-

Guerra e pobreza extrema no Sudão do Sul. Papa visita o país mais jovem do mundo

03 fev, 2023 - 06:15 • Aura Miguel , enviada ao Sudão do Sul

Depois da República Democrática do Congo, Francisco prossegue a viagem no continente africano.

A+ / A-

O Papa chega ao início da tarde desta sexta-feira, ao Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, declarado independente em 2011.

É uma viagem inovadora, do ponto de vista ecuménico, porque vai ser "realizada a três”, com o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e o Moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, Iain Greenshields.

O Sudão do Sul, devastado por lutas étnicas, sobretudo por causa do petróleo na zona norte, regista uma pobreza extrema. 80% da população vive em zonas rurais com menos de dois dólares por dia, três milhões de pessoas passam fome e 105 mil crianças correm o risco de morrer se não receberem ajuda imediata.

Este povo já sofreu duas guerras civis. A mais recente, aconteceu dois anos após a independência, quando as forças leais ao presidente Salva Kiir entraram em confronto com as forças leais do vice-presidente Riek Machar, de um grupo étnico diferente. O balanço foi um derramamento de sangue que causou 400 mil mortos.

Vítimas relatam "mortes, raptos, abusos" e agradecem o consolo do Papa
Vítimas relatam "mortes, raptos, abusos" e agradecem o consolo do Papa

Em 2018, um acordo político tentou pôr fim aos conflitos, mas há partes deste acordo, incluindo o envio de um exército nacional reunificado, que ainda não foram implementadas.

Em abril de 2019, o Papa chamou a Roma os principais líderes, para um tempo de retiro e diálogo no Vaticano. No final deste encontro, Francisco ajoelhou-se para beijar os pés dos líderes do Sudão do Sul, exortando-os a não voltarem à guerra civil.

O grande destaque de hoje será, certamente, o discurso às autoridades do país, mais logo quando forem 15h00 em Lisboa.

O Papa permanecerá no Sudão do Sul até ao próximo domingo, dia 5.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+