A+ / A-

São Bento à Sexta

JMJ 2023. Organização tem "falhas graves" acusa PSD. PS pede a Moedas para "dar corda aos sapatos"

03 fev, 2023 - 21:21 • Susana Madureira Martins

A polémica à volta dos custos do altar-palco da Jornada Mundial da Juventude em destaque no São Bento à Sexta desta semana. O líder parlamentar do PSD recusa-se a concluir que o representante do Governo na organização deva ser substituído, mas Miranda Sarmento acusa José Sá Fernandes. Eurico Brilhante Dias critica que a discussão esteja "excessivamente" focada nos altares-palco e pede que não se olhe para a Jornada como "um evento de luxo"

A+ / A-
JMJ 2023. Organização tem "falhas graves" acusa PSD e PS pede a Moedas para "dar corda aos sapatos"
Ouça o São Bento à Sexta desta semana

É unânime a ideia entre os líderes parlamentares do PSD e do PS que a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa é de enorme importância para a cidade e para o país, mas a polémica à volta do altar-palco do Parque Tejo e a organização do evento divide os dois dirigentes partidários.

No programa da Renascença "São Bento à Sexta", o social-democrata Joaquim Miranda Sarmento apontou ao representante do Governo na organização da JMJ, referindo que José Sá Fernandes "só coordena uma parte do projeto" e que "manifestamente não tem sido capaz de levar a bom porto aquilo que supostamente é a sua missão de coordenar os trabalhos".

O líder parlamentar do PSD escusa-se, contudo, a concluir daí que o Governo deve substituir Sá Fernandes no cargo a escassos meses da JMJ. Miranda Sarmento puxa a fita do tempo a 2019 e critica "o modelo inicial que foi pensado de organização das jornadas está a revelar-se com falhas graves".

Já o líder parlamentar do PS saltou em defesa de Sá Fernandes referindo que "um coordenador geral é necessário" porque na altura da JMJ o páis vao ter de concentrar-se em "temas muito importantes de segurança, que dizem respeito às funções do Estado e da administração central".

De resto, no Memorando assinado entre as entidades que organizam a JMJ, cabe ao grupo de projeto acautelar a segurança transversal do evento. Eurico Brilhante Dias salienta que o evento vai envolver "a polícia e as polícias", mas também "os serviços de informação, porque este é um tema particularmente sensível".

O dirigente socialista salienta ainda que vai ser preciso "perceber" como "organizar o próprio trafego de Lisboa, a cidade tem 500 mil habitantes" e irá receber o dobro do número de habitantes".

Se Miranda Sarmento lamenta a coordenação de Sá Fernandes, já Eurico Brilhante Dias coloca o ónus no presidente da Câmara de Lisboa (CML). O dirigente socialista acusa Carlos Moedas de "impreparação" que "ficou manifesta" num "processo que se foi adiando, substituiu-se uma vereadora e em vez de se tomarem decisões e anteciparem decisões foi-se adiando".

Para Brilhante Dias, o presidente da CML mostrou "absoluto desconhecimento sobre as decisões tomadas por entidades da própria autarquia como é o caso da Sociedade de Reabilitação Urbana". O dirigente do PS fala ainda da decisão sobre o altar-palco do Parque Tejo como "pouco ponderada" que "acabou por resultar nesta grande confusão".

Neste momento, Brilhante Dias diz acreditar que a CML "percebeu finalmente que tem um grande evento para organizar e vai dar corda aos sapatos".

Para Miranda Sarmento, o Parlamento "podia ter tomado uma decisão" quando o país ganhou a organização das jornadas em 2019 e "provavelmente faria sentido acompanhar todo o processo, pelo menos acompanhar".

Questionado se isso implica fazer uso do poder de fiscalização do Parlamento, o dirigente do PSD responde que "tem de haver uma clara separação daquilo que são os poderes de cada entidade", mas que "o Parlamento podia ter acompanhado e ainda pode acompanhar".

Já o líder parlamentar do PS conclui que o país está "excessivamente" focado nos altares, "também no do Parque Eduardo VII" e que essa é uma discussão que se pode "ter, mas a JMJ não são um evento de luxo", conclui.

Para Eurico Brilhante Dias, neste evento estarão "provavelmete mais de um milhão de pessoas jovens, que dormirão nas paróquias, nos pavilhões multi-desportivos" e que se trata de uma organização que "vai muito para além dos momentos em que no conjunto estão junto dos altares".

O líder parlamentar do PS conclui daqui que "não" lhe "parece que se consiga organizar um evento com grande ostentação e luxo para mais de um milhão de pessoas com os valores orçamentais que se vão conhecendo".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+