Tempo
|
A+ / A-

Diocese de Viana do Castelo confirma abusos de padre e afasta sacerdote de funções

23 jan, 2023 - 21:58 • Redação

A diocese refere que comunicou a "notificação às autoridades civis e canónicas competentes".

A+ / A-

A diocese de Viana do Castelo confirma as acusações de abusos sexuais dirigidas ao Padre André Filipe da Costa Gonçalves e anuncia que o sacerdote foi afastado das suas funções.

Em comunicado, publicado na sua página de Facebook, esta segunda-feira, a diocese refere que confontou o padre com os indícios apresentados e que André Filipe da Costa Gonçalves terá confessado "os factos de que é acusado".

A diocese refere que comunicou a "notificação às autoridades civis e canónicas competentes".

"A Diocese informa, igualmente, que, tendo em vista as normas do direito canónico, o mesmo sacerdote se encontra proibido de exercer publicamente o ministério", lê-se, ainda.

A diocese de Viana do Castelo partilha "do profundo sofrimento da vítima e família, sendo com enorme sentimento de vergonha que torna públicos estes factos, desejando, também, exprimir o maior afeto e cuidado às comunidades paroquiais até agora confiadas" ao padre em questão.

"A Diocese de Viana do Castelo quer reforçar o desejo de ser um ambiente seguro e um espaço onde se possa dar voz ao silêncio, pedindo, ainda, todo o esforço, coragem, confiança e oração à comunidade diocesana, neste momento especialmente doloroso", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+