Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

"Mal ele morreu, tínhamos logo que vir. Chama-nos o coração"

05 jan, 2023 - 13:39 • André Rodrigues, enviado especial ao Vaticano

O testemunho de Manuela, que viajou com família e amigos, de Vila do Conde até ao Vaticano, para se despedir do Papa emérito Bento XVI. "Olho para a cara dele e sinto-me feliz."

A+ / A-
"Mal ele morreu, tínhamos logo que vir. Chama-nos o coração"
"Mal ele morreu, tínhamos logo que vir. Chama-nos o coração"

A manhã em Roma surgiu mais fria do que nos últimos dias e o manto de nevoeiro sobre a cidade cobria a cúpula da Basílica de São Pedro. Mas, isso não deteve milhares de pessoas de acorrerem à Praça de São Pedro para viverem por dentro o momento alto do dia.

Na despedida de Bento XVI, a praça repleta de gente até à Avenida della Conciliazione fez trouxe à memória outros momentos de grande significado vividos, ali mesmo.

De muitas nacionalidades, de todas as idades, identificados pelas bandeiras que transportavam: da Polónia, da França, da Alemanha, muitas do estado federado da Baviera, onde nasceu Joseph Ratzinger.

Entre os muitos que ali se encontravam na manhã desta quinta-feira, estava um grupo de portugueses de Vila do Conde.

Manuela foi a porta-voz da família que, ontem mesmo, viajou para Roma: “já aqui tinha estado para o funeral de João Paulo II”, recorda esta portuguesa, quando compara a moldura humana de hoje com aquela que a Praça naquele sábado de abril de 2005.

Manuela conta à Renascença que, assim que recebeu a notícia da morte de Bento XVl, soube que tinha de aqui estar: “tínhamos logo que vir… chama-nos o coração”.

Outra portuguesa, Inês Madeira Andrade, também viajou de propósito de Lisboa até Roma.

“Fui tradutora do Cardeal Ratzinger, traduzi dois livros dele, o primeiro em 1996 (O Sal da Terra). Depois ainda traduzi mais uma biografia e vim cá pela amizade que tenho pelo Cardeal Ratzinger e por isso, vim cá prestar-lhe a minha homenagem”, conta.

No final de uma celebração em que o silêncio e a introspeção apenas foram cortados pelos aplausos e pelos apelos à rápida canonização do Papa Emérito, a consternação dos dias anteriores deu lugar à vida habitual da Praça de São Pedro.

Os sorrisos voltaram. A Praça e a Basílica de São Pedro reabrem às 16h30 locais, menos uma hora em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+