Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BENTO XVI (1927-2022)

"Pude dar um último adeus". Basílica de S. Pedro continua a receber milhares de fiéis

04 jan, 2023 - 13:19 • André Rodrigues, enviado especial ao Vaticano

Pelo meio-dia quase 25 mil pessoas haviam velado o Papa emérito. A celebrar o Ano Novo em Roma, Francisca Durão foi apanhada de surpresa pela morte de Bento XVI, mas foi a tempo de dar um "último adeus".

A+ / A-
"Pude dar um último adeus". Basílica de São Pedro continua a receber milhares de fiéis
"Pude dar um último adeus". Basílica de São Pedro continua a receber milhares de fiéis

A menos de 24 horas do funeral de Bento XVI, nota-se um aumento significativo do movimento na Praça de São Pedro. No terceiro e último dia do velório do Papa emérito, o número de fiéis continua a superar largamente as expectativas das autoridades.

Entre segunda e terça-feira, os números oficiais do Vaticano dão conta da passagem de 150 mil pessoas pela Basílica de São Pedro, numa derradeira homenagem a Bento XVI.

Francisca Durão é do Porto e viajou até Roma para celebrar a passagem de ano, "precisamente no dia 31" de dezembro, data em que faleceu o Papa emérito.

A portuense já planeava visitar a Basílica de São Pedro, mas foi surpreendida, "infelizmente", pela morte de Bento XVI. "Eu até pensei que fosse ter problemas ao aceder à Basílica, mas não. Livremente, pude dar um último adeus."

A portuguesa, que celebra 40 anos esta quarta-feira, assistiu à audiência-geral e ficou sensibilizada com as palavras de "união" do Papa Francisco. "Mas aquilo que mais me ficou foi a mensagem de aceitar a fragilidade como uma mais-valia. Achei muito bonitas as palavras."

Pelo meio-dia, já tinham entrado 24 mil pessoas na Basílica de São Pedro para velar Bento XVI. Até ao final desta quarta-feira, poderá ser batido um novo recorde de visitas à câmara ardente.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+