Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal Tolentino: "Temos de nos tornar terapeutas das almas uns dos outros"

25 dez, 2022 - 13:55 • Cristina Nascimento , Inês Braga Sampaio

D. José Tolentino de Mendonça que "o tesouro maior de uma sociedade é a pessoa humana", pelo que os cristãos devem estar atentos e cuidar de quem precisa.

A+ / A-

O cardeal D. José Tolentino de Mendonça salienta a responsabilidade dos cristãos de estar atentos e cuidar de quem precisa.

Na eucaristia de Natal na sé do Funchal, o cardeal questiona como, "numa época da história em que atingimos patamares de desenvolvimento tão alto, possamos recuar em relação ao cuidado do humano".

"Nós vivemos a pandemia, hoje vivemos a tragédia da guerra na Ucrânia, mas nesta terceira guerra aos bocados, como diz, e bem, o nosso querido Papa Francisco, tantas esperanças estão adiadas no nosso coração e não pode ser. O mundo precisa que quem acredita se torne terapeuta. Temos de nos tornar terapeutas das almas uns dos outros. Cuidar uns dos outros", apela.

D. José Tolentino de Mendonça sublinha que "o tesouro maior de uma sociedade é a pessoa humana". Não apenas a que participa ativamente na sociedade, mas também aquela que já perdeu as forças para tal:

"Não podemos fazer de conta que não vemos. É um grito. Há irmãos e irmãs nossos a viver sofrimentos, a achar que já não são capazes de dar a volta de ter uma segunda oportunidade na vida e têm a tentação de pôr fim à sua história. Isto não pode acontecer. É uma responsabilidade de todos nós."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+