Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crato. Espólio da Casa-Museu Padre Belo em exposição no Mosteiro Flor da Rosa

19 dez, 2022 - 13:38 • Rosário Silva

Até 8 de janeiro podem ser apreciadas 30 esculturas do Menino Jesus, uma parte da extensa coleção do padre Francisco António Rosado Belo, que é uma referência em arte sacra.

A+ / A-

Uma parte do espólio da Casa-Museu Padre Belo pode ser apreciada até 8 de janeiro no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato.

São mais de 30 esculturas do Menino Jesus que vale a pena conhecer, parte de uma extensa coleção do padre Francisco António Rosado Belo, que é uma referência em arte sacra.

Padre e colecionador de arte sacra, Rosado Belo foi também o primeiro presidente da Câmara Municipal do Crato depois do 25 de abril. Doou a sua coleção para fins museológicos à Santa Casa da Misericórdia do Crato, uma das mais antigas Misericórdias portuguesas, com cerca de 500 anos.

“Adquiriu inúmeras representações de Cristo na sua infância e adolescência, que fazem hoje parte do acervo da Casa-Museu Padre Belo, pensada e criada pelo próprio”, salienta uma nota enviada à Renascença.

Hoje, “reúne uma das maiores coleções de arte sacra do país, constituindo um ponto de referência patrimonial, artístico e cultural”, é lembrado.

Para além disso, o Padre Belo ajudou igualmente a fundar o Museu da Consolata, em Fátima, a quem doou também um importante acervo artístico.

“Com o intuito de responder à vontade do doador e consciente da importância deste projeto, a Misericórdia do Crato decidiu levar por diante obras de ampliação e adaptação do edifício existente, por forma a garantir as melhores condições de segurança e exposição às peças deste acervo”, sublinha o comunicado.

Com a Casa-Museu Padre Belo a Santa Casa da Misericórdia “junta uma vertente cultural à sua ação de bem fazer”, sendo exemplo disso esta exposição que pode agora ser visitada no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+