Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DIA MUNDAL DA JUVENTUDE

Bispo de Vila Real apela à mobilização dos jovens para a JMJ Lisboa 2023

17 nov, 2022 - 12:57 • Olímpia Mairos

D. António Augusto Azevedo convida os jovens a fazerem do Dia Mundial da Juventude “uma ocasião de encontro”, lembrando que “para isso é indispensável levantar-se, desinstalar-se, sair de si para ir ao encontro dos outros”.

A+ / A-

O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, desafia os jovens a viverem o Dia Mundial da Juventude como um dia de festa, de encontro e de esperança.

Na mensagem que lhes dirige, D. António Augusto expressa, em primeiro lugar, o desejo de que os jovens sintam a importância que têm na vida da Igreja e na sociedade.

“O vosso papel é fundamental no presente porque sois o ‘agora de Deus’ e será decisivo para o futuro. Hoje é dia de festa, dia para celebrar a vossa vida, os vossos sonhos e projetos, aquilo que Deus vai fazendo de único e original em cada um e cada uma de vós”, observa o prelado.

Neste contexto, o responsável da Diocese de Vila Real convida os jovens a fazerem do Dia Mundial da Juventude “uma ocasião de encontro”, lembrando que “para isso é indispensável levantar-se, desinstalar-se, sair de si para ir ao encontro dos outros”.

“Só em conjunto, uns com os outros, podereis concretizar muitos dos vossos projetos. Não esqueçais também a necessidade de sair ao encontro dos mais velhos, dos mais frágeis ou marginalizados”, assinala.

O encontro com os outros “não pode esgotar-se no evento efémero, mas é estímulo para fazer caminho”, acrescenta, desejando que a celebração deste dia reforce a disposição para caminhar com a Igreja e anime a determinação para caminhar em direção à Jornada Mundial da Juventude.

“Este é o momento para que todos se inscrevam e se organizem nos grupos, paróquias e arciprestados. A recente Peregrinação dos Símbolos, a cruz e o ícone de Maria, pela nossa diocese, demonstrou que, quando os jovens se envolvem, podem acontecer coisas bonitas”.

O bispo de Vila Real entende, ainda, que o próximo domingo, dedicado aos jovens, é também “dia de esperança”.

“Apesar de alguns sinais de preocupação que ensombram o presente e suscitam dúvidas sobre o futuro, a celebração deste dia mundial é ocasião para afirmar a nossa confiança na nova geração”, diz D. António Augusto Azevedo.

“Confiamos em vós, acreditamos que sois (e sereis) capazes de fazer coisas grandes e belas”, assegura, recordando que “neste dia solene, afirmamos que a raiz da nossa esperança é Deus que nos enviou o seu Filho, Jesus Cristo, como Senhor da História e Rei do Universo”.

“Ele ressuscitou e está vivo, a todos ama e a todos quer salvar. Acreditamos que Ele é o Alfa e o Ómega, Ele terá a última palavra e essa será de vitória da vida, da alegria e da paz”, destaca.

Quase a terminar a mensagem, o bispo de Vila Real convida toda a comunidade diocesana a “partilhar da alegria dos jovens, a dispor-se a acolhê-los em todos os âmbitos da vida da Igreja e a saber escutá-los nos seus sonhos, projetos e dificuldades”.

“Caros jovens, neste ano do centenário da nossa diocese, deixo-vos o apelo a que sejais «jovens com raízes». Como exortava o Papa Francisco: «cuidai das próprias raízes porque das raízes vem a força que vos vai fazer crescer, florescer, frutificar» (CV,185), conclui.

A solenidade litúrgica do Cristo Rei - que se assinala no próximo domingo, 20 de novembro - foi escolhida pelo Papa Francisco para celebrar, a nível diocesano, o Dia Mundial da Juventude. Na Diocese Transmontana o dia é vivido a nível dos arciprestados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+