Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Religião

Abusos. Arquidiocese de Braga garante que comunicou caso às autoridades

02 nov, 2022 - 17:40 • Ana Catarina André

A queixa foi enviada ao Ministério Público na altura em que D. Jorge Ortiga a recebeu, assegura à Renascença o gabinete da comunicação da arquidiocese, desmentindo assim as notícias que avançavam que o bispo teria sido informado do caso e que não o teria reportado à justiça.

A+ / A-

A Arquidiocese de Braga garante que, em 2015, D. Jorge Ortiga comunicou ao Ministério Público a denúncia de um alegado caso de abuso sexual de menores, e assegura que o fez na mesma altura em que recebeu a queixa. Em causa está uma situação ocorrida na década de 1970, que envolve um sacerdote que terá abusado de uma rapariga.

Esta terça-feira, o Porto Canal avançou que o então arcebispo de Braga teria sido informado do caso em 2015, e que não o teria reportado à justiça.

À Renascença, o gabinete de comunicação da arquidiocese desmente e assegura que o então arcebispo de Braga enviou o caso às autoridades, instaurando também um processo canónico.

A mesma fonte adianta ainda que, na sequência da denúncia, o padre envolvido pediu dispensa do ministério sacerdotal e que a mesma foi concedida pela Santa Sé, em 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+