Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos da UE analisam implicações da guerra na Ucrânia

12 out, 2022 - 08:48 • Olímpia Mairos

O encontro de outono decorre em Bruxelas até sexta-feira e inclui uma "Missa pela Europa", na igreja de Notre-Dame au Sablon, esta quarta-feira.

A+ / A-

Os delegados das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) estão reunidos em assembleia plenária “para um estudo aprofundado sobre as implicações socioeconómicas e geopolíticas da invasão russa da Ucrânia, com particular ênfase sobre a crise energética”.

O encontro de outono decorre em Bruxelas até sexta-feira, dia 14 de outubro.

“No atual contexto da agressão militar russa contra a Ucrânia, os bispos da UE analisarão as várias implicações da guerra, moldando as futuras contribuições da Comece para as políticas da UE que promovam a paz e a justiça na Europa e no mundo”, lê-se no comunicado.

A atenção dos bispos - acrescenta o documento - estará voltada “para a situação de muitos refugiados que fugiram de seu país devido ao conflito e para as pessoas economicamente mais vulneráveis, que têm dificuldade em atender às suas necessidades básicas devido ao aumento dos preços da energia”.

De acordo com a informação disponibilizada, está previsto um encontro de diálogo com Klaus Welle, ex-secretário-geral do Parlamento Europeu, um intercâmbio com Pascal Lamy, ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio e coordenador da rede de think tanks Jacques Delors, e Philip McDonagh, diretor do Centro para Religião, Valores Humanos e Relações Internacionais na Dublin City University.

O programa também inclui uma “Missa pela Europa”, na igreja de Notre-Dame au Sablon, esta quarta-feira, 12 de outubro, às 19h, presidida pelo presidente da Comece, cardeal Jean-Claude Hollerich, e concelebrada pelos bispos delegados dos episcopados dos 27 estados membros da UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+