Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paz e diálogo motivam visita do Papa ao Bahrein em novembro

06 out, 2022 - 16:52 • Aura Miguel

A viagem apostólica decorre entre 3 e 6 de novembro, por ocasião do "Forum para o Diálogo: Este e Oeste para uma Coexistência Humana”.

A+ / A-

O Papa Francisco dedica grande parte da viagem ao Bahrein ao reforço do diálogo com o Islão e ao diálogo para a paz. Com o lema "Paz na terra aos homens de boa vontade”, a viagem apostólica decorre entre 3 e 6 de novembro, por ocasião do "Forum para o Diálogo: Este e Oeste para uma Coexistência Humana”. Os detalhes do programa foram divulgados esta quinta-feira pelo Vaticano.

No dia da chegada, quinta-feira dia 3, Francisco cumpre as formalidades protocolares no Palácio Real e profere o seu primeiro discurso no encontro com as autoridades do Bahrein. Na sexta-feira encerrará aquele fórum e manterá encontros com o Grande Imãn de Al-Azhar - a título privado, na residência papal - e, depois, com os membros “Conselho muçulmano dos anciãos”, na mesquita do “Sakhir Royal Palace”. Ainda na tarde do dia 3, Francisco participa num Encontro Ecuménico e de Oração pela Paz, na Catedral de Nossa Senhora da Arábia.

O sábado, 5 de novembro, será totalmente dedicado à reduzida comunidade católica. O programa inclui, logo de manhã, a celebração da Santa Missa, no Bahrein National Stadium e à tarde um encontro com jovens, na Escola do Sagrado Coração. Todos os os encontro se realizam na cidade de Awali.

Por fim, no domingo dia 6, o Papa desloca-se à capital do país, Manama, para um encontro de oração e Angelus, com os Bispos, os Sacerdotes, os Consagrados e os Agentes da Pastoral, na Igreja do Sagrado Coração. A partida para Roma está prevista para as 13h locais (11h em Portugal continental).

O logotipo da viagem é formado pelas bandeiras do Reino do Bahrein e da Santa Sé, representadas de forma estilizada como duas mãos abertas para Deus, “simbolizando também o compromisso dos povos e nações de se encontrarem num espírito de abertura, sem preconceitos, como irmãos e irmãs. O fruto do encontro fraterno é o dom da paz, simbolizado pelo ramo de oliveira representado no centro das "duas mãos”, lê-se no comunicado do Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+