Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos manifestam "profunda alegria" pelo novo cargo de Tolentino Mendonça no Vaticano

26 set, 2022 - 15:37 • Lusa

Cardeal José Tolentino Mendonça foi nomeado Prefeito do novo Dicastério para a Cultura e Educação da Cúria Romana.

A+ / A-

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou esta segunda-feira a sua "profunda alegria" pela nomeação do cardeal português José Tolentino de Mendonça para Prefeito do novo Dicastério para a Cultura e Educação da Cúria Romana.

A CEP, que recorda que esta nomeação ocorre "precisamente quatro anos após a sua nomeação como Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana", felicita Tolentino Mendonça "pela sua humilde disponibilidade ao aceitar este relevante serviço à Igreja universal e às Igrejas locais".

"A Conferência Episcopal reconhece toda a sua experiência, dedicação, saber e competência com que exercerá este novo serviço que lhe é pedido pelo Papa Francisco nos setores da Cultura e da Educação, num importante momento de renovação das estruturas da Igreja à luz da nova constituição apostólica "Praedicate Evangelium"".

Num comunicado divulgado esta tarde, a CEP "invoca as bênçãos de Deus sobre D. José, para que assuma esta missão de cuidar e promover a cultura e a educação cristãs com espírito missionário e evangelizador".

O cardeal português José Tolentino Mendonça foi hoje nomeado pelo Papa Francisco prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, informou o Vaticano.

O Dicastério para a Cultura e Educação reúne as responsabilidades que até agora estavam atribuídas à Congregação da Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura, ficando com a tutela, nomeadamente, da rede escolar católica do mundo inteiro, com 1.360 universidades católicas e 487 universidades e faculdades eclesiásticas, com 11 milhões de alunos, e outras 217 mil escolas, com 62 milhões de crianças.

Por outro lado, o cardeal madeirense Tolentino Mendonça, cuja nomeação foi antecipada na sexta-feira pelo jornal "online" 7Margens, coordenará o diálogo da Igreja universal com o mundo da cultura.

O cardeal José Tolentino Mendonça, de 56 anos, vai substituir no ex-Conselho Pontifício para a Cultura o cardeal Gianfranco Ravasi, que completa os 80 anos em outubro e, na ex-Congregação da Educação Católica, o cardeal Giuseppe Versaldi, que fez 79 anos em julho.

Até agora, o cardeal português desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.

Tolentino Mendonça é o segundo português a chefiar um Dicastério no Vaticano, depois do cardeal José Saraiva Martins, na então ainda denominada Congregação para a Causa dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+