Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Papa junta cardeais para trocarem ideias em encontro inédito

29 ago, 2022 - 17:45 • Aura Miguel , em Roma

Trata-se da reunião com a mais ampla participação de cardeais realizada no pontificado de Francisco.

A+ / A-

Veja também:


A convite do Papa, 197 cardeais do mundo inteiro estão reunidos desde esta segunda-feira, no Vaticano, para um encontro inédito que termina amanhã com a celebração de uma missa de encerramento.

Os trabalhos realizam-se à porta fechada e incluem encontros por grupos linguísticos. A língua portuguesa, no entanto, não foi considerada língua de trabalho.

Trata-se da reunião com a mais ampla participação de cardeais realizada no pontificado de Francisco. O objetivo é aprofundar aspetos relacionados com a reforma da Cúria Romana, após a entrada em vigor, desde 5 de junho, da Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium”.

A agenda convida os purpurados a indicarem temas e perguntas sobre diferentes aspetos relacionados com aquele documento e prevêem-se momentos de discussão em sessão plenária.

Estes dois dias são ainda uma ocasião privilegiada para todos os membros do Colégio Cardinalício trocarem ideias e se conhecerem melhor (muitos participam pela primeira vez), facto que leva os analistas a sublinharem o clima de “pré-conclave” que se respira, nestas horas, em Roma.

O Papa discursou esta segunda-feira de manhã, durante dez minutos, mas as suas palavras não foram divulgadas.

Francisco retirou-se pouco depois da abertura do encontro, para permitir aos cardeais avançarem para os respetivos grupos de trabalho.

À saída para a pausa de almoço, em breve conversa informal com a agência de notícias SIR, do episcopado italiano, o cardeal Omella, de Barcelona, afirmou que “se respira um clima sinodal e que muitas intervenções se referem ao tema da evangelização”.

Nestes dias, a imprensa especializada tem avançado outros assuntos para eventual discussão, como a reformulação do estatuto do papa emérito e uma possível mudança das regras do próprio conclave. Assuntos não confirmados oficialmente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+