Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taizé. Comunidade ecuménica vai ter novo prior

24 jul, 2023 - 19:42 • Ecclesia

Irmão Alois escolheu irmão Matthew, monge inglês e de confissão anglicana, como seu sucessor.

A+ / A-

A comunidade ecuménica de Taizé anunciou que o seu atual prior, irmão Alois, vai transmitir este ano a sua missão ao irmão Matthew, monge inglês e de confissão anglicana.

“Ele tem toda a minha confiança para assegurar a continuidade e tomar as iniciativas adequadas para estimular a nossa Comunidade a ser, segundo a intuição do seu fundador, uma pequena parábola de comunhão”, explica o responsável.

A mudança de prior terá lugar no primeiro domingo do Advento, 3 de dezembro de 2023, indica um comunicado da comunidade.

A mudança acontece de acordo com a Regra de Taizé, segundo a qual o prior da Comunidade designa um irmão para assegurar a continuidade depois dele.

“Dezoito anos depois de suceder ao irmão Roger, quando o mundo e a Igreja mudaram tanto nas últimas duas décadas, senti que tinha chegado a hora de transmitir a minha responsabilidade a um irmão que entrou na nossa Comunidade depois de mim”, indica o irmão Alois, que sucedeu ao fundador da comunidade ecuménica.

O irmão Alois (Alois Loeser) nasceu no dia 11 de junho de 1954 em Ehingen am Ries, Alemanha; de confissão católica, entrou na Comunidade de Taizé dia 1 de novembro de 1974 e é prior desde a morte do irmão Roger, a 16 de agosto de 2005.

O irmão Matthew (Andrew Thorpe) nasceu no dia 10 de maio de 1965 em Pudsey (Reino Unido) e entrou na Comunidade de Taizé dia 10 de novembro de 1986.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luisa do Lago
    26 out, 2023 Porto 18:00
    Gostaría de entrar em contacto com o Irmão David de Portugal para lhe pedir orientação na preparação do que será um primeiro encontro de Oração com cânticos de Taizé. Muito grata Luisa

Destaques V+