Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Vaticano sem elementos para investigar cardeal Marc Ouellet

18 ago, 2022 - 16:48 • Ricardo Vieira

Marc Ouellet é alvo de um processo judicial no Canadá por alegada agressão sexual.

A+ / A-

O Vaticano considera que não há elementos suficientes para iniciar uma investigação canónica ao cardeal canadiano Marc Ouellet, alvo de um processo judicial no seu país por alegada agressão sexual.

"A conclusão foi que não há elementos para iniciar um julgamento contra o cardeal Ouellet por agressão sexual", refere um comunicado do porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, divulgado esta quinta-feira.

A decisão foi tomada após a conclusão da investigação preliminar confiada pelo Papa ao padre Jacques Servais, indica o Vaticano.

O sacerdote determinou não existirem fundamentos para prosseguir com uma investigação canónica ao caso.

Jacques Servais consultou as alegações e entrevistou a mulher, identificada como “F”, através da plataforma Zoom, na presença de um elemento da comissão diocesana.

“Esta pessoa não avançou com uma acusação que pudesse fornecer material para uma investigação”, refere o padre Jacques Servais, citado pelo comunicado da Santa Sé.

O cardeal Marc Ouellet, que ocupa um dos cargos mais importantes no Vaticano, foi acusado de agressão sexual numa ação judicial coletiva divulgada no Canadá e que visa mais de 80 membros da diocese do Quebec.

O prefeito da Congregação para os Bispos é acusado de ter tocado indevidamente numa estagiária entre 2008 e 2010, quando era arcebispo do Quebec, refere um documento judicial que faz parte da ação coletiva aceite em maio pelo Tribunal Superior daquela região francófona do Canadá.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+