Tempo
|
A+ / A-

Canadá

Papa encontra-se com indígenas. "Que se progrida na busca da verdade e reconciliação"

29 jul, 2022 - 15:48 • Olímpia Mairos , Aura Miguel (no Canadá)

Quase a concluir a “intensa peregrinação” ao Canadá, Francisco disse que não foi como "turista", mas como "amigo" e "irmão", e que regressa a casa “muito mais enriquecido”.

A+ / A-
Papa manifesta "pesar" da Igreja pelo mal cometido por "não poucos católicos" no Canadá
Papa manifesta "pesar" da Igreja pelo mal cometido por "não poucos católicos" no Canadá

O Papa Francisco encontrou-se, esta sexta-feira, na Nunciatura Apostólica, em Québec, com uma delegação de indígenas.

Na saudação inicial, Francisco agradeceu aos presentes e comparou a “vastidão desta terra” à “imensidade do caminho de cura e reconciliação” que está a ser percorrido, em conjunto, desde que delegados indígenas o visitaram em Roma.

O Papa partilhou mesmo a frase que o tem acompanhado desde março - “Caminhar Juntos: Walking Together / Marcher Ensemble” -, para explicar que foi ao Canadá como amigo, irmão, peregrino e em espírito penitencial, não em turismo, sublinhou.

“Vim ao Canadá como amigo para vos encontrar, para ver, ouvir, aprender e apreciar como vivem as populações indígenas deste país. Não vim como turista”, disse.

“Vim como irmão, para descobrir pessoalmente os frutos bons e maus produzidos pelos membros da família católica local, no decurso dos anos. Vim com espírito penitencial, para vos manifestar a dor que temos no coração, como Igreja, pelo mal que não poucos católicos vos causaram, apoiando políticas opressivas e injustas aplicadas a vós”.

Evocando as suas limitadas possibilidades físicas, o Santo Padre disse ainda que está no Canadá “como peregrino”, para "dar novos passos em frente”, com este povo, e em seu “favor”.

“Para que se prossiga na busca da verdade, se progrida na promoção de percursos de cura e reconciliação, semeando esperança para as futuras gerações de indígenas e não indígenas que desejam viver juntos, fraternalmente, em harmonia”, concretizou.

"Reconciliação". Jovem indígena faz pedido ao Papa durante visita ao Canadá
"Reconciliação". Jovem indígena faz pedido ao Papa durante visita ao Canadá

“Também eu me sinto parte da vossa família e disso me sinto honrado”

Quase a concluir a “intensa peregrinação” ao Canadá, Francisco disse que vai voltar para casa “muito mais enriquecido” por levar “no coração o tesouro incomparável feito de pessoas e populações” que o “marcaram”.

“Tesouro de rostos, sorrisos e palavras que permanecem no meu íntimo; de histórias e lugares que não poderei esquecer; de sons, cores e emoções que vibram intensamente dentro de mim”.

“Ouso dizer - se mo permitis - que, de certo modo, agora, também eu me sinto parte da vossa família e disso me sinto honrado”, confidenciou.

Com o grupo de ex-alunos indígenas, Francisco partilhou o desejo de confiar tudo o que viveram nestes dias e a prossecução do caminho “à cuidadosa solicitude de quem sabe guardar o que conta na vida”, nomeadamente a três mulheres: Santa Ana, Santa Mãe de Deus e Santa Catarina Tekakwitha.

“Estas mulheres podem ajudar a compor, voltar a tecer uma reconciliação que garanta os direitos dos mais vulneráveis e saiba olhar a história sem rancores nem cancelamentos”, explicou.

Referindo que a Santíssima Virgem Maria e Santa Catarina, ao receberem e aceitarem de Deus um projeto de vida, “abriram o caminho com mansidão e firmeza, com palavras proféticas e gestos decisivos, e cumpriram aquilo para que foram chamadas”, Francisco formulou votos de que “elas abençoem o nosso caminho comum, intercedam por nós e por esta grande obra de cura e reconciliação tão agradável a Deus”.

“De coração vos abençoo. E peço-vos, por favor, que continueis a rezar por mim. Obrigado!”, concluiu.

Papa pede perdão aos indígenas no Canadá "pelo mal cometido por tantos cristãos"
Papa pede perdão aos indígenas no Canadá "pelo mal cometido por tantos cristãos"

O Papa deixa esta tarde a região do Québec, após o encontro com o grupo de indígenas e de uma reunião privada com membros da Companhia de Jesus.

A última etapa desta viagem apostólica ao Canadá cumpre-se na terra de igloos e de esquimós. Francisco vai até Iqaluit, que significa “terra de muitos peixes”, em língua indígena. É uma zona, a 300 quilómetros do círculo polar ártico, em frente à Groenlândia, onde vive a maior comunidade dos Innuit.

Desde os anos 90 que vigora aqui o acordo de reivindicação de terras indígenas. Desde então, Iqaluit tornou-se a capital do estado de Nunavut, com estatuto de governo federal e com um parlamento cuja construção é inspirada na forma dos igloos.

A agenda inclui encontros jovens e idosos, além de uma audiência privada a sobreviventes das escolas residenciais.

Estima-se que 150 mil crianças indígenas tenham sido forçadas a frequentar escolas residenciais, um sistema de orfanato promovido pelo Governo, para a “assimilação” cultural destas populações.

No seu primeiro discurso perante as autoridades políticas do Canadá, Francisco criticou o “deplorável sistema promovido pelas autoridades governamentais da época”, em que estiveram envolvidas várias instituições católicas locais, nos séculos XIX e XX.

“Exprimo vergonha e pesar por isso e, juntamente com os bispos deste país, renovo o meu pedido de perdão pelo mal cometido por tantos cristãos contra os povos indígenas. Por tudo isto, peço desculpa”, disse na ocasião.

Francisco é o segundo Papa a visitar o Canadá, onde São João Paulo II esteve em três ocasiões: 1984, 1987 e 2022 (JMJ de Toronto).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+