A+ / A-

Projeto ​SETE chama jovens voluntários a Fátima

30 jul, 2020 - 17:50 • Teresa Paula Costa

Por causa da Covid-19, este ano o programa dirigido a jovens dos 18 aos 25 anos apenas terá um turno.

A+ / A-

O Santuário de Fátima acolhe de 10 a 16 de agosto a terceira edição do Projeto Sete. O objetivo é proporcionar a jovens dos 18 aos 25 anos uma experiência de imersão de voluntariado nos espaços do Santuário. Para garantir as condições de segurança preventivas da Covid-19, este ano, o projeto terá apenas um turno e um limite de 16 participantes.

O único turno decorrerá durante a Peregrinação Internacional Aniversária de agosto e a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, terminando no domingo, 16 de agosto, com uma pequena celebração de envio, comemorando os dias de voluntariado como experiência a ser lembrada e continuada nos caminhos quotidianos de cada um.

Os voluntários, que estarão identificados com um colete e um crachá do projeto SETE, serão chamados a orientar, informar e acompanhar os peregrinos, dando especial apoio aos mais frágeis.

Partindo do acontecimento e da mensagem de Fátima, o programa proposto pelo Projeto SETE desafia cada jovem a entregar voluntariamente a própria vida ao serviço do outro, trilhando um caminho de descoberta de si mesmo e de encontro transfigurador com Deus.

Ana Cardoso tem 21 anos de idade e prepara-se para, pelo terceiro ano consecutivo, fazer voluntariado em Fátima.

O projeto SETE “deu-me uma maior noção do que é Fátima e a sua mensagem”. Assumindo-se como católica, pois “ia à missa dominical”, a jovem, residente em Alcobaça, admitiu em entrevista à Renascença que “até uma certa idade, vamos porque os nossos pais nos incutem, mas chega uma altura em que queremos ser nós a fazer essa experiência, porque não queremos ir só porque os nossos pais nos dizem ou porque os nossos catequistas nos falam”.

Tendo tido experiências marcantes nas edições anteriores, a jovem revela que “o grande salto que dei foi com a oração do Terço.” Oração que agora faz todos os dias. Uma prática que lhe trouxe paz e que lhe fez ver a vida com mais clareza.

Embora o cenário de pandemia lhe cause algum receio, Ana vai confiante, pois “já os conheço e notei um grande salto do primeiro para o segundo ano”. Salientando que “melhoraram imenso”, a jovem revela que “confio muito neles e sei que eles estão a orientar tudo”. Todavia, admite que “tenho um bocadinho de medo, mas estou serena.”

Uma confiança demonstrada por outros jovens que já esgotaram as inscrições.

O santuário garante que tudo está a fazer para que os jovens não corram qualquer risco. Segundo a Irmã Sandra Bartolomeu, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, responsável pela organização, “a logística que acolherá os jovens terá em conta estas normas de segurança e as distâncias necessárias para que os momentos em conjunto aconteçam com a devida cautela e não haja esse perigo de contágio.”

Com várias atividades propostas, esta experiência de voluntariado jovem inclui o acolhimento aos peregrinos nos dias 13 e 15 de agosto. De acordo com a Irmã Sandra Bartolomeu, as atividades têm sido “tudo o que é necessário para acolher quem vem rezar, ficar nas Basílicas ou junto ao túmulo dos pastorinhos”, havendo também este ano a necessidade de os “informar sobre as normas de segurança que devemos observar para vivermos da melhor forma neste espaço.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+