Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abertas candidaturas ao prémio D. António Francisco dos Santos

16 jul, 2022 - 08:07 • Henrique Cunha

As candidaturas terminam no dia 29 de agosto, data de nascimento de D. António Francisco. A divulgação do vencedor é feita a 11 de Setembro, dia da morte do bispo do Porto.

A+ / A-

Estão abertas as candidaturas ao prémio instituído pela Irmandade dos Clérigos, Associação Comercial do Porto e Santa Casa da Misericórdia, e que homenageia o bispo do Porto que morreu a 11 de setembro de 2017.

O Presidente da Irmandade dos Clérigos, o Padre Manuel Fernando Silva sublinha a importância desta iniciativa que “é a melhor forma de irmos perpetuando e valorizando a mensagem que de forma sublime e com toda a excelência foi proclamada por D. António Francisco, quer naquilo que ele dizia, quer especialmente na forma como o fazia”.

“No fundo o que nós queremos é deixar aqui esta marca. Esta marca de excelência", refere, à Renascença.

"Na promoção e na qualidade e na atenção ao outro. Esta marca da caridade de D. António Francisco que queremos evidentemente que esteja presente neste prémio”, acrescenta o sacerdote.

As candidaturas ao prémio estão abertas e terminam no dia 29 de agosto, data de nascimento de D. António Francisco. A divulgação do vencedor é feita a 11 de Setembro, dia da morte do bispo do Porto. E podem candidatar-se ao prémio "pessoas individuais ou coletivas, que demonstrem relevantes préstimos" na área social.

O Padre Manuel Fernando Silva adianta que “podem concorrer pessoas e instituições que tenham desenvolvido iniciativas, trabalhos, especialmente na área social e da caridade ou do estudo que revelem uma atenção e um cuidado pela dignidade, pela qualidade humana, no sentido da promoção social e da valorização humana que eram muito próprias do D. António Francisco”.

“Queremos que o prémio tenha também esta identidade, tenha esta matriz no sentido de que premiamos alguém que, com o seu trabalho também se aproxima e se identifica com o percurso de quem estamos a homenagear”, reforça o Presidente da Irmandade dos Clérigos.

As candidaturas a este prémio no valor de 50 mil euros são formalizadas através do preenchimento de um formulário eletrónico no site oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+