Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal Patriarca. “Ninguém desistirá de viver se não desistirmos de quem sofre”

16 jun, 2022 - 13:00 • Beatriz Lopes , Marta Grosso

D. Manuel Clemente reforça a oposição à legalização da eutanásia e o aborto.

A+ / A-

O Cardeal Patriarca de Lisboa voltou a condenar, nesta quinta-feira, a legalização da morte medicamente assistida e a interrupção voluntária da gravidez.

Durante a missa do Corpo de Deus, que hoje se assinala, D. Manuel Clemente defendeu a integralidade da vida, da conceção à morte natural.

“Correspondendo na prática ao que proclamamos, compreendemos também que celebrar a solenidade de hoje é levá-la à consequência necessária em tudo quanto cada pessoa nos requer da vida à saúde, do pão à morada, do trabalho ao descanso”, afirmou durante a homilia.

“Estas mesmas circunstâncias humanas são também divinas pela presença de Cristo que nos incorpora. É por isso que, juntando de novo a nossa voz à de tantas pessoas e instituições da sociedade civil e diversos credos, que requerem respeito legal e apoio ao concreto à vida mais frágil, só podemos e devemos rejeitar o aborto e a eutanásia e tudo quanto a tal possa levar por falta de resposta solidária e pública a quem precisar de apoio e companhia”, defendeu.

D. Manuel Clemente concluiu que “ninguém desistirá de viver se nós todos, pessoal e comunitariamente, não desistirmos de quem sofre”.

A missa de Corpo de Deus foi celebrada na Sé Catedral de Lisboa, donde, às 17h00, arranca a tradicional procissão, que segue depois pelas ruas da baixa.

No resto do país, é o regresso de procissões e tapetes de flores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+