Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Não me tirem as rugas”. Papa cita Anna Magnani para elogiar a velhice

08 jun, 2022 - 13:56 • Aura Miguel

Francisco lamenta o muito que se faz “para parecer jovem” quando, na verdade, a verdadeira juventude é de outro tipo. “O que interessa não é ter um rosto jovem a todo o custo, o que interessa é o coração”, diz.

A+ / A-

O Papa Francisco citou, nesta quarta-feira de manhã, uma atriz italiana para valorizar a sabedoria que a velhice traz à vida dos idosos.

“A nossa época e a nossa cultura mostram uma tendência preocupante para considerar o nascimento de um filho como uma simples questão de produção e reprodução biológica do ser humano. Cultivam então o mito da juventude eterna como a obsessão - desesperada - da carne incorruptível”, lembrou na sua catequese.

“Porque a velhice é, de muitos modos, desprezada? Porque traz a prova irrefutável do desmoronar do mito”, conclui Francisco.

Na Praça de São Pedro, o Papa alertou contra os artifícios da técnica para tentar “derrotar a morte” e “manter o corpo vivo com medicamentos e cosméticos, que abrandam, escondem, removem a velhice”.

Neste contexto, é preciso distinguir que “bem-estar é uma coisa, alimentar o mito é outra”.

Francisco, que tem dedicado as catequeses dos últimos meses ao tema da velhice, lamentou o muito que se faz para tentar recuperar a juventude, com “muitos truques e cirurgias para parecer jovem” quando, na verdade, a verdadeira juventude é de outro tipo.

“Lembro-me das palavras de uma sábia atriz italiana, Magnani, quando lhe disseram que tinham que remover suas rugas, e ela disse: ‘Não, não toquem nelas! Demorou tantos anos para as obter, não toquem nelas!’ É isto: as rugas são um símbolo de experiência, um símbolo de vida, de maturidade, de todo um percurso”, conclui o pontífice.

“O que interessa não é ter um rosto jovem a todo o custo, o que interessa é o coração. E assim, o coração fica com aquela juventude do bom vinho, que quanto mais velho fica melhor”, finaliza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+