Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Peregrinação das Crianças está de regresso a Fátima

07 jun, 2022 - 12:00 • Olímpia Mairos

“Gostei muito de ver Nosso Senhor” é o tema que marca o regresso presencial dos pequenos peregrinos ao Santuário.

A+ / A-

O Santuário de Fátima prepara-se para acolher milhares de crianças no dia 9 e 10 de junho, na peregrinação anual dedicada aos mais novos, dois anos depois de um interregno na realização presencial devido à pandemia de Covid-19.

“Gostei muito de ver Nosso Senhor”, é o tema para o encontro das crianças, e que vai incidir sobre a experiência do encontro íntimo, pessoal e transformador com Cristo.

“Em Fátima, três crianças – Lúcia, Francisco e Jacinta - tornaram-se testemunhas de um encontro profundo com Cristo Ressuscitado. (…) A intimidade da amizade com Jesus, que viram naquela luz, transformou o coração e o olhar dos três. Cada um, a seu modo, passou a ver tudo e todos como a mesma compaixão de Jesus. E as suas vidas tornaram-se sinal luminoso desse amor”, lê-se na apresentação da peregrinação.

Neste contexto, é objetivo da peregrinação “despertar as crianças em grupos de catequese para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto”, acrescenta o Santuário.

O programa das cerimónias, presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, tem início na noite de quinta-feira, com uma vigília de oração, às 21h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

Na manhã do dia seguinte, às 9h30, o templo servirá de palco para uma encenação relativa ao tema da peregrinação. Segue-se a recitação do rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e a celebração da missa às 11h00, no recinto de oração. O dia terminará com a repetição da encenação da manhã, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, à qual se seguirá a celebração de despedida.

Os grupos de crianças presentes terão um lugar reservado no recinto de oração, durante a missa da peregrinação e, no final, como é habitual, receberão uma surpresa.

De forma a agilizar a movimentação no dia 10 de junho, o Santuário de Fátima sugere que, na medida do possível, os grupos antecipem a sua chegada à Cova da Iria, informando que os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no recinto de oração, abrem às 9h45.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+