Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

padre lino maia

IPSS. "Só não tem havido falências dada a dedicação dos dirigentes"

05 jun, 2022 - 15:30

O presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS) sublinha que "é importante que o Estado se chegue à frente".

A+ / A-

O presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS), Lino Maia, diz à Renascença que "só não tem havido falências no sector dada a dedicação dos seus dirigentes”.

O padre Lino Maia, acredita que “dada essa dedicação, não haverá colapso”, mas adverte: “É importante que o Estado se chegue à frente".

Na terça-feira, arranca em Viseu o VI Congresso da CNIS, que vai debater “As IPSS nas políticas sociais”, e em vésperas do início dos trabalho Lino Maia reforça o alerta para que o Governo "cumpra o pacto de cooperação para a solidariedade”.

"O primeiro-ministro sublinhou vontade de executar o que foi assinado no pacto de cooperação, mas ainda não foram dados passos, pois estávamos à espera da aprovação do Orçamento do Estado”, explica.

“Agora, estaremos no momento de começar a implementar o que foi decidido e espero que durante a legislatura se concretize o que foi assinado a 23 de dezembro”, diz o sacerdote.

O presidente da CNIS deposita forte expectativa na futura negociação e espera que seja possível ter em conta a inflação “quando se negociar a adenda ao compromisso de cooperação”.

"Em relação ao aumento de combustíveis penso que nos próximos dias as instituições começarão a receber uma compensação”, aponta Lino Maia.

O VI Congresso da CNIS prolonga-se até quarta-feira e vai discutir a importância das Instituições particulares de Solidariedade nas políticas sociais. De acordo com o padre Lino Maia, o encontro vai “servir para abordar temas como a cooperação e os seus constrangimentos, assim como a regulação do sector”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+