Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa convida fiéis a rezarem pelo fim da guerra, em ligação com Fátima

26 mai, 2022 - 15:13 • Aura Miguel

Celebração marcada para 31 de maio, com presença de família ucraniana. Papa vai colocar uma coroa de flores junto à estátua de Nossa Senhora e "deixar a sua intenção particular”, entalada nos pés da Virgem.

A+ / A-

O Papa Francisco volta a rezar publicamente pela paz no mundo, com especial destaque pelo fim da guerra na Ucrânia.

O convite, dirigido aos fiéis do mundo inteiro, envolve sobretudo os países vítimas da guerra, com forte instabilidade política ou atingidos pela violência.

A iniciativa reúne vários santuários marianos, incluindo o de Fátima, que se unem, via streaming, à oração do Papa.

Na próxima terça-feira, 31 de maio, pelas 18h00 (17h00 em Portugal continental) Francisco vai à basílica de Santa Maria Maior rezar o terço, junto à Imagem de Maria Rainha da Paz.

Encomendada em 1918 por Bento XV (na época, ainda vice-diretor dos Museus do Vaticano), para pedir à Virgem o fim da Primeira Guerra Mundial, esta imagem é famosa por ter muitos cartões manuscritos com intenções de oração entalados nos pés da Virgem.

O Vaticano divulgou hoje que o Papa vai cumprir esta tradição romana porque, além de “colocar uma coroa de flores junto à estátua de Nossa Senhora” vai também “deixar a sua intenção particular”, entalada nos pés da Virgem. Ao lado de Francisco, vai estar um grupo representativo com crianças, jovens, escuteiros, famílias ucranianas, capelães militares, polícias e alguns paroquianos.

À oração do terço associam-se, via streaming, vários santuários marianos espalhados por países como a Ucrânia, o Iraque, a Síria, o Bahrein, a Polónia, a Coreia do Sul, a Irlanda, a Itália, a França, o México e, obviamente Portugal, através do Santuário de Fátima.

“Todos os fiéis em todas as partes do mundo são convidados a apoiar o Papa Francisco na oração à Rainha da Paz”, refere a nota hoje divulgada.

O Vaticano informa ainda que o terço pela paz “será transmitido ao vivo nos canais oficiais da Santa Sé” e que “estará disponível para surdos e deficientes auditivos através da tradução para a língua gestual italiana LIS.”


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+