Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. "Um horror inimaginável", diz enviado do Papa após visitar Bucha

20 mai, 2022 - 13:32 • Aura Miguel

“Tudo isto parte o coração”, desabafou o arcebispo Paul Gallagher.

A+ / A-

O chefe da diplomacia do Vaticano, arcebispo Paul Gallagher, visitou esta sexta-feira Bucha, um dos locais emblemáticos da tragédia da guerra na Ucrânia, tendo passado também por Irpen, Vorzel e Kiev.

O enviado do Papa, que está na Ucrânia desde quarta-feira, visitou Bucha e rezou junto a uma vala comum, próxima da Igreja ortodoxa de Santo André, de onde foram exumados mais de 100 corpos.

“É um horror porque essas coisas foram feitas por homens a outros homens e feitas gratuitamente a civis, de uma forma completamente bárbara. E isso é realmente um horror. Somos testemunhas dos sofrimentos e martírio deste país”, declarou o arcebispo Paul Gallagher.

Impressionado com esta experiência, o responsável da Santa Sé para as relações com os Estados comentou aos jornalistas: “Estou em Bucha, num lugar moderno como tantos noutras partes da Europa, e deparo-me com esta realidade: aqui, centenas de pessoas foram enterradas. É inimaginável.”

Gallagher também visitou a cripta da Igreja de Santo André e viu as fotografias tiradas durante a exumação dos corpos. “Tudo isto parte o coração”, comentou.

Sobre o futuro do povo ucraniano e as relações com a vizinha Rússia, o enviado do Papa considera que “os ucranianos encontrarão a paz entre si, mas as feridas são profundas e levará muito mais tempo para encontrar a paz com a Rússia e com as pessoas que estiveram envolvidas neste terrível conflito”.

“Agora é difícil falar de paz e de reconciliação, porque no coração das pessoas os sofrimentos, as feridas são tão profundas que é preciso dar tempo e deixar as pessoas falarem."

A visita de três dias do ministro do Vaticano para os Assuntos Externos termina hoje, após vários encontros em Lviv e Kiev.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    22 mai, 2022 Porto 09:46
    Às portas do inferno. Está aventura de reconquista de chão a um Sr. Da guerra vai mergulhar um povo na mais triste humilhação. A guerra é da besta, a regra é só uma, todas as outras são fantasias, ideais, utopias. O povo Ucrâniano está a mendigar pelo mundo perdendo toda a dignidade a que o ser humano tem direito, vai-lhes saltar a tampa naturalmente e franzirão os sobrolhos a atitude, pois agora são mendigos que vivem da caridade alheia. Este líder está patrocinando a besta, ela pouco se importa se são ucranianos ou chilenos. Ou fecha a porta deste inferno ou carregará um povo inteiro com um inferno em que não se avista um fim. Em plena pandemia, este senhor da guerra veio anunciar ao mundo que tinha construído um míssel infalível, na sua ingenuidade de reconquista respondeu com virilidade animal. Deus lhe dê sabedoria, que bem precisa, em nome dos órfãos que esta gerando.

Destaques V+