Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSP acompanha peregrinos rumo a Fátima e deixa conselhos

04 mai, 2022 - 07:47 • Filomena Barros , Olímpia Mairos

As vias mais utilizadas pelos peregrinos vão ser especialmente visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel.

A+ / A-

A PSP já está na estrada para acompanhar os peregrinos rumo ao Santuário Fátima para as celebrações de 12 e 13 maio.

Esperando uma grande afluência, fruto do atual contexto e de dois anos de pandemia, que impediram muitos de fazerem a peregrinação, a Polícia de Segurança Pública vai intensificar a sua presença e visibilidade nas vias rodoviárias urbanas, contribuindo, assim, para o aumento da segurança rodoviária e dos próprios peregrinos.

O intendente Nuno Carocha refere que é importante os automobilistas “estarem cientes de que vai começar a ser normal vermos grupos de peregrinos a deslocarem-se na via e, portanto, há aqui uma necessidade de diminuírem a velocidade de circulação, anteciparem a necessidade de, por qualquer motivo, pararem de imediato o veículo ou mudarem de direção, desviar-se de qualquer tipo de obstáculo e também respeitar a distância de segurança de metro e meio em relação a qualquer a qualquer grupo de peregrinos, ciclistas, etc, que se desloquem na via”.

Os cuidados são também dirigidos aos condutores dos carros de apoio aos peregrinos, que, por exemplo, devem ter locais de paragem determinados e não devem acompanhar com velocidade reduzida a pessoas que vão a pé.

O porta-voz da PSP deixa também alguns conselhos aos peregrinos para que a peregrinação aconteça em segurança.

“É muito importante que, deslocando-se em grupo, o façam em linha e, portanto, sem ocupar sem ocupar a estrada, deslocando-se no passeio ou, no caso deste não existir, na berma, utilizem roupas claras no sentido de se fazerem notar”, aconselha.

O intendente Nuno Carocha pede também aos peregrinos que “partilhem com familiares e amigos o planeamento da sua viagem” para que exista “alguém que não esteja envolvido na peregrinação, que saiba as suas intenções, o seu projeto de deslocação”.

Importante é também ter “os contactos da PSP sempre à mão, no sentido de nos poderem alertar quando detetarem alguma situação perigosa, qualquer que seja ou necessitem de algum tipo de apoio”, assinala o porta-voz da PSP.

A campanha da PSP decorre até dia 15 de maio e vai estar atenta ao excesso de velocidade nos chamados "Caminhos de Fátima" e noutras vias utilizadas pelos peregrinos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+