Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Senhor de Matosinhos regressa presencialmente após dois anos "virtuais"

22 abr, 2022 - 15:04 • Lusa

A romaria do Senhor de Matosinhos, que nos últimos dois anos se realizou "online" devido à covid-19, regressa presencialmente este ano.

A+ / A-

A romaria do Senhor de Matosinhos, que nos últimos dois anos se realizou "online" devido à covid-19, regressa este ano, de 20 de maio a 12 de junho, de forma presencial, adiantou hoje à Lusa a câmara.

Entre dezenas de iniciativas religiosas, lúdicas, culturais e desportivas programadas, destaca-se a realização de um concerto do artista David Carreira a 3 de junho, nos jardins da Biblioteca Florbela Espanca, com entrada gratuita.

Já no dia seguinte, a 4 de junho, acontece o habitual espetáculo de fogo de artifício. No feriado municipal, no dia 7 de junho, realiza-se a celebração de uma missa solene do Bom Jesus de Matosinhos, pelas 11h00, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, que nesta ocasião tem os altares decorados com flores, poderá ser visitada de 4 a 12 de junho, entre as 9h30h e as 24h00.

Ao longo das cerca de três semanas de festividades, além das tradicionais tendas de louças, artesanato, comidas, bebidas e divertimentos, as ruas, com iluminações decorativas, vão ser ocupadas por espetáculos de bandas de músicas, ranchos folclóricos ou grupos etnográficos.

Fazem ainda parte da programação exposições, apresentações de filmes, encontros e desfiles de tunas e de associações de Matosinhos, concurso de serenatas e sessões de poesia e de fado.

A festividade do Senhor de Matosinhos realiza-se há 700 anos e reúne habitualmente cerca de dois milhões de visitantes, segundo cálculos da autarquia, presidida pela socialista Luísa Salgueiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+