Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vigília Pascal. Papa dirige-se a políticos ucranianos presentes na celebração

16 abr, 2022 - 21:14 • João Cunha , Aura Miguel , Ecclesia

Durante a homilia, Francisco falou das mulheres que foram ao sepulcro para pedir aos fiéis que se deixem guiar por elas “para descobrir a aurora da luz de Deus que brilha nas trevas do mundo”.

A+ / A-

O Papa Francisco pedi, neste sábado à noite, durante a Vigília Pascal, a coragem de não reduzir a fé a um amuleto e desafiou a levar Jesus para a vida de todos os dias, com gestos de paz neste tempo marcado pelos horrores da guerra.

A este propósito, no fim da homilia, Francisco dirigiu-se ao autarca de Melitopol e a três parlamentares ucranianos que assistiram às cerimónias na Basílica de São Pedro.

“Na escuridão que vivem, a escuridão da guerra, crueldade, todos nós rezamos por vocês e com vocês nesta noite. Rezamos por tanto sofrimento e somente podemos dar a nossa companhia e oração. Dar-vos coragem e acompanhar-vos. E também dizer-vos a coisa maior que hoje se celebra: Cristo ressuscitou”, afirmou.

Ainda durante a cerimónia, o Papa afirmou também que, à semelhança das mulheres que foram ao sepulcro, as três ações de “ver, escutar e anunciar” fazem entrar na Páscoa do Senhor.

“As noites de guerra são atravessadas por rastos luminosos de morte. Nesta noite, irmãos e irmãs, deixemo-nos guiar pelas mulheres do Evangelho, para descobrir com elas a aurora da luz de Deus que brilha nas trevas do mundo. Veem, escutam, anunciam: com estas três ações, entremos também nós na Páscoa do Senhor”, disse.

O Papa apontou que o “primeiro anúncio da Ressurreição é feito, não sob uma fórmula a decifrar, mas sob um sinal que se deve contemplar” que, frequentemente se olha a realidade de “olhos voltados para baixo, fixando-se no dia que passa” e “desiludidos” quanto ao futuro, fechados nas necessidades e acomodados “na reclusão da apatia”.

“Permanecemos imóveis diante do túmulo da resignação e do fatalismo; sepultamos a alegria de viver”, aponta.

Francisco pediu que “levantemos o olhar, retiremos dos nossos olhos o véu da amargura e da tristeza, abramo-nos à esperança de Deus”.

A celebração deste sábado foi presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re. O Papa Francisco, que há meses sofre com uma dor no joelho direito, leu a homilia e depois prosseguiu com o rito do batismo de sete catecúmenos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+