Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Renascença na Ucrânia

Vaticano prepara viagem de novo representante a Kiev

17 abr, 2022 - 23:05 • José Pedro Frazão

D. Konrad Krajewski terminou a visita neste Domingo de Páscoa, dia em que os católicos assinalam com alegria a Ressurreição de Cristo.

A+ / A-

Nas próximas semanas, deverá chegar à Ucrânia o Secretário para a Relação com os Estados da Santa Sé (o equivalente a ministro dos Negócios Estrangeiros), o arcebispo escocês Paul Gallagher.

O alto representante do Papa Francisco tem uma missão mais diplomática, que se segue à deslocação do cardeal Konrad Krajewski, terminou neste domingo, em Kiev, uma visita dura e triste.

Os católicos assinalam este Domingo de Páscoa com alegria a Ressurreição de Cristo. No balanço da viagem, o cardeal polaco espera que também os ucranianos entendam que é possível sair desta interminável Sexta-feira Santa de sofrimento.

"Desejamos que este povo maltratado perceba que estamos a caminhar para a Ressurreição. Embora pareça que a semana parou na Sexta-feira Santa, não é verdade. Não é verdade. Há a primavera. A primavera está toda a florescer para o bem, tenho a certeza. Tenho a certeza", diz à Renascença.

No final desta jornada, mais uma a pedido do Papa, o cardeal leva uma Bíblia dos escombros de um prédio bombardeado e deixa no país um Rosário abençoado por Francisco, depositado com todo o cuidado na vala comum de Bucha – uma tristeza que se cruzou com a esperança no olhar dos fiéis na catedral deste Domingo de Páscoa.

“Eu também cheguei aqui ontem à noite e esta manhã um pouco triste, porque vimos estes corpos e as sepulturas onde rezámos juntos. Mas há a Ressurreição, porque há Cristo, Cristo que ressuscitou. Viva a Ucrânia. Viva Cristo Ressuscitado. Vimos tudo isto nas pessoas que vieram aqui hoje à igreja com a esperança nos seus olhos, de que tudo pode ser mudado. Porque há o Domingo da Ressurreição”, terminou o cardeal Konrad Krajewski que, na capital, abençoou todos quantos se deslocaram à Catedral de Santo Alexandre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+