Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Via Sacra no Coliseu de Roma. "Fazei que os adversários se deem as mãos", pede o Papa

15 abr, 2022 - 22:49 • Agência Ecclesia

Reflexão preparada por famílias da Ucrânia e Rússia - que transportaram a Cruz - foi substituída por momento de silêncio, em oração pela paz.

A+ / A-

O Papa rezou hoje em Roma pela paz no mundo, apelando à reconciliação entre adversários, no final da Via-Sacra a que presidiu no Coliseu de Roma.

“Fazei que os adversários se deem as mãos, para que saboreiem o perdão recíproco; desarmai a mão levantada do irmão contra o irmão, para que, onde há ódio, floresça a concórdia”, disse na oração conclusiva, acompanhada no local por 10 mil pessoas e por milhões de pessoas, em todo o mundo, através de transmissões televisivas e online.

“Fazei que não nos comportemos como inimigos da cruz de Cristo, para participar na glória da sua ressurreição”, acrescentou, na tradicional celebração noturna de Sexta-feira Santa, que regressou ao seu cenário habitual, após dois anos de limitações impostas pela pandemia.

A celebração acabaria por ficar marcada pela polémica, por causa da guerra no Leste da Europa: na XIII, que evoca a morte de Jesus, a meditação inicialmente preparada em conjunto por duas famílias, da Rússia e da Ucrânia, acabou por não ser lida.

“Perante a morte, o silêncio é mais eloquente do que as palavras. Façamos, por isso, um silêncio orante, e que cada um, no seu coração, reze pela paz no mundo”, disse o leitor que conduzia as reflexões, num convite aos participantes.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, esta era uma “mudança prevista” e serviu para “limitar o texto ao mínimo”, com o objetivo de que as pessoas pudessem “entregar-se ao silêncio e à oração”.

A cruz acabaria por ser transportada, como inicialmente previsto, por Irina e Albina, amigas, naturais da Rússia e da Ucrânia, ligadas à área da enfermagem e migrantes na Itália.

“Senhor, onde estais? Falai no silêncio da morte e da divisão e ensinai-nos a fazer a paz, a ser irmãos e irmãs, a reconstruir aquilo que as bombas teriam querido aniquilar”, referia o texto publicado pela Santa Sé, antes da celebração.

A referência a povos irmãos seria contestada por diplomatas e responsáveis cristãos da Ucrânia; a cerimónia acabou por não ser transmitida por vários dos media católicos ucranianos, bem como pelos canais televisivos, em sinal de protesto.

As meditações da Via-Sacra de 2022 foram confiadas pelo Papa a famílias de vários contextos e com diversas experiências de vida: um casal de jovens, uma família em missão, um casal sem filhos, uma família numerosa, uma família com um filho com deficiência, os responsáveis por uma casa-família, por uma família com o pai doente, um casal de avós, uma família adotiva, uma viúva com filhos, uma família com um filho consagrado, uma família que perdeu uma filha e um casal de migrantes da República Democrática do Congo, além de Irina e Albina.

A decisão de convidar diferentes famílias está relacionada com a celebração do ano especial ‘Amoris Laetitia’, que decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, no próximo mês de junho, presidida pelo Papa em Roma com ligação às dioceses dos cinco continentes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+