Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reitor de Fátima espera rápida aproximação à “presença habitual de peregrinos”, após impacto da pandemia

04 abr, 2022 - 17:42 • Ecclesia

Padre Carlos Cabecinhas falou no encontro de Guias-Intérpretes, promovido pelo Santuário.

A+ / A-

O reitor do Santuário de Fátima disse esta segunda-feira esperar, em breve, “uma retoma de atividade que se aproxime de uma presença habitual de peregrinos”, graças à vacinação e “cuidados redobrados”, perante a pandemia de Covid-19.

“Todos temos clara consciência dos tempos difíceis que atravessamos, mas todos temos também esperança no futuro”, referiu o padre Carlos Cabecinhas, no Guias-Intérpretes, que volta a decorrer em regime presencial, na Cova da Iria.

Numa intervenção divulgada pelo Santuário de Fátima, o sacerdote destacou que o novo ano pastoral se insere no triénio 2020-2023, que tem como horizonte a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

A 41.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes teve início esta manhã, no Centro Pastoral de Paulo VI, com o tema ‘O Santuário: meta de caminhos, lugar de encontros’.

“Ao longo destes dois anos de pandemia, experimentamos novas formas de chegar aos peregrinos, que desejamos manter e potenciar. Procuramos também novas respostas para as necessidades que a pandemia veio pôr a descoberto: é nesse contexto que deve ser entendida a criação de um centro de escuta – era já uma necessidade sentida, mas que a pandemia veio tornar ainda mais urgência”, indicou o padre Carlos Cabecinhas.

O responsável apresentou alguns números referentes ao ano de 2021, em que se registaram 1036 peregrinações organizadas, mais 500 que em 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+