Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana Santa sem restrições em Fátima

01 abr, 2022 - 12:00 • Olímpia Mairos

Apesar do regresso à normalidade, continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações.

A+ / A-

O Santuário de Fátima anunciou esta sexta-feira que as celebrações do tríduo pascal vão ser celebradas sem restrições.

“Dois anos depois da difícil situação da pandemia, que marcou as celebrações pascais em 2020 e 2021, o Santuário de Fátima vai reforçar o seu programa celebrativo na Páscoa, já sem restrições à participação dos peregrinos”, indica o Santuário, sublinhando a necessidade de se manter a prudência, “evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos”.

Neste contexto, continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações pascais.

Para uma maior e melhor vivência espiritual do tríduo pascal, subordinado ao tema “Fátima na Luz da Páscoa”, o Santuário vai reforçar as suas propostas, enquadradas na Escola do Santuário, mas de acesso generalizado por parte dos peregrinos, sem a necessidade de inscrição prévia.

Preparados a partir da mensagem de Fátima e orientados para cada uma das celebrações do tríduo, os encontros serão abertos à participação dos peregrinos em geral, mas limitados à capacidade da capela da Ressurreição de Jesus, que os acolhe.

O programa incluirá quatro breves momentos meditativos que “se oferecem como instrumento para esta leitura de Fátima em horizonte pascal, para que cada peregrino, pela mão de Jacinta, Francisco e Lúcia, possa melhor contemplar e viver o mistério pascal que se celebra, deixando que ele se torne vida em si”, esclarece o Santuário.

As celebrações principais do tríduo pascal serão transmitidas ‘online’, nomeadamente a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, às 18h00, a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15h00, e a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22h00, o mesmo acontecendo com a missa de Páscoa, no domingo, às 11h00.

Serão ainda transmitidas as orações de Laudes e Vésperas tal como a da Agonia do Senhor, na quinta-feira à noite.

Todas estas celebrações contarão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+